Repository logo
 
Publication

Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso

dc.contributor.advisorDutschke, Georg
dc.contributor.authorFerreira, Joana Dâmaso
dc.date.accessioned2016-01-05T12:12:41Z
dc.date.available2016-01-05T12:12:41Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix.pt_PT
dc.identifier.tid201119935
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10638
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectEstratégia de marketingpt_PT
dc.subjectMarketing internacionalpt_PT
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_PT
dc.subjectConservas de peixept_PT
dc.subjectIndústria conserveirapt_PT
dc.subjectRamirez (Marca de conservas)pt_PT
dc.titleMarketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucessopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marketing Internacional na Industria Conserveira de Peixe_Fatores de Sucesso.pdf
Size:
3.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: