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Authors
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Abstract(s)
Este artigo apresenta o estado da arte e a proposta metodológica (que inclui entrevistas e
grupos focais com crianças e jovens de idades e meios socioeconómicos diversos) de
uma investigação-acção em estágio inicial. Nossa proposta é debater sobre os chamados
direitos de participação e suas implicações para a relação entre as crianças e os media
noticiosos. A partir do ponto de vista de crianças e jovens, queremos reflectir sobre o que
estes actores sociais deveriam esperar dos media noticiosos; sobre o seu direito a serem
ouvidas, à liberdade de expressão e a contribuir para as decisões que as afectam
directamente, inclusive no jornalismo. Pretendemos ainda elaborar uma metodologia de
monitorização dos media noticiosos com a participação das próprias crianças como
avaliadores das notícias sobre temas que lhes dizem respeito, promovendo o consumo
crítico dos media por meio da formação para o questionamento de posições editoriais que
não promovam ou que desrespeitem os seus direitos.
Description
Keywords
Jornalismo e direitos das crianças Direito à participação Literacia mediática
Citation
Publisher
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho