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Promoção da comunicação expressiva, recorrendo a um sistema aumentativo e alternativo de comunicação
dc.contributor.advisor | Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva | |
dc.contributor.author | Silva, Marta Filipa Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T13:25:35Z | |
dc.date.available | 2016-03-31T13:25:35Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Conscientes de que a comunicação é um domínio fundamental na vida de qualquer ser humano, têm-se como objetivo levar a cabo um projeto de estudo de caso: Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação – estudo de caso. Este projeto foi aplicado a um sujeito com Paralisia Cerebral que apresentava comprometimento ao nível comunicação verbal, da leitura e da escrita. Na esfera deste estudo procurou-se delinear um plano de intervenção - ação baseado no desenvolvimento de sessões que contribuíssem para aperfeiçoar a comunicação expressiva do sujeito, no seu dia-a-dia. Cada uma destas sessões teve duração entre 2/3h, nas quais se pretendeu trabalhar com o sujeito competências no âmbito da utilização de um Sistema Aumentativo Alternativo de Comunicação, nomeadamente, com o sistema SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação). Com a implementação deste projeto, verificámos que a utilização do sistema SPC pode contribuir para o desenvolvimento de competências comunicativas, promovendo uma interação social mais efetiva e facilitadora. Os resultados atingidos com esta intervenção são positivos mas hipotetizamos que haverá maior impacto e resultados a longo prazo, caso esta intervenção se forem continuados. A continuação crê-se favorável a que o sujeito possa aprimorar competências funcionais, bem como, ampliar a frequência e qualidade das interações comunicativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335093 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12785 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_PT |
dc.subject | Problemas de Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Aumentativa | pt_PT |
dc.subject | Crianças Deficientes | pt_PT |
dc.title | Promoção da comunicação expressiva, recorrendo a um sistema aumentativo e alternativo de comunicação | pt_PT |
dc.title.alternative | estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial |