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Do Concreto ao Abstrato Uma experiência didática no pré-escolar e no 1.º ciclo com matemáticaProvas
dc.contributor.advisor | Carreira, Adelaide | |
dc.contributor.author | Serpa, Mariana Neves da Fonseca Zilhão e | |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T16:08:50Z | |
dc.date.available | 2018-03-01T16:08:50Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que se apresenta decorreu, ao longo de três semestres – iniciado no ano de 2014 e findado no presente ano, 2016. Durante o ano letivo de 2014-2015, o estágio teve lugar numa instituição privada, na valência de pré-escolar, numa sala dos cinco anos; no primeiro semestre do ano letivo de 2015-2016, o estágio teve lugar numa instituição pública, na valência de 1.º ciclo, no 2.º ano. Em ambas as intervenções, as atividades que foram desenvolvidas respeitaram as áreas previstas nas metas do pré-escolar e no currículo do 1.º ciclo dos programas oficiais. Este relatório assenta numa investigação que foi orientada por questões que, de uma forma resumida, passamos a enunciar; A escolha da matemática como área privilegiada do nosso estudo teve, sobretudo, a ver com a sua importância na estruturação do pensamento e de como o trabalho em matemática contribui para o desenvolvimento global e integral da criança. O domínio dos números e operações foi escolhido para a intervenção na pré-escolar por se enquadrar na programação prevista para a turma intervencionada e, também, porque entendemos que é um tema que permite trabalhar diversos itens e suscetível de uma leitura avaliativa mais abrangente. Este domínio veio a revelar-se uma escolha adequada na componente do estágio desenvolvida no 2.º ano do 1.º ciclo na instituição pública. O insucesso dos estudantes na disciplina de matemática tem levado, nas últimas décadas, os educadores e os professores a procurar procedimentos e a construir objetos didáticos, a criar metodologias dinâmicas para a sala de aula, etc., de modo a procurar estimular o interesse dos estudantes na disciplina, a motivar o seu estudo e, assim, esperar que o aproveitamento e o sucesso aconteçam. Um destes procedimentos tem sido a utilização de materiais manipuláveis nas primeiras abordagens à matemática. São muitos os estudos que avaliam a eficácia destes materiais, nos vários níveis de escolaridade – existe, na verdade, uma cultura da construção, aplicação e exploração de materiais, estruturados ou não, comercializados ou construídos. Todavia, na última década têm vindo a ser publicados resultados de estudos e projetos levados a cabo nos últimos vinte anos, em universidades norte americanas onde se conclui que a utilização de materiais manipuláveis, é útil para ajudar a aprender conceitos básicos, dito primitivos, da matemática, já é claramente insuficiente para capacitar o estudante para o estudo de conteúdos em níveis mais avançados pois não o prepara adequadamente para o caráter abstrato da matemática presente nesses níveis. Com base nestas informações, a utilização de suportes materiais na nossa ação teve, primeiramente, a ver com algumas caraterísticas da instituição onde decorreu a primeira parte do estágio. O colégio privado, onde na valência do pré-escolar desenvolve, logo a partir dos 3/4 anos de idade, atividades diversas de cariz matemático e utiliza muitos materiais manipuláveis, estruturados ou não, construídos na escola ou adquiridos já montados. Pudemos conhecer muitos desses materiais disponíveis e, após uma análise detalhada das suas caraterísticas pedagógicas, e tendo em conta a literatura analisada, procurámos, nos próprios conteúdos matemáticos, conceitos que pudessem levar à criação de instrumentos de aprendizagem no domínio escolhido. Em vez de aplicar materiais que motivassem a aprendizagem de conceitos, propusemos a utilização de conceitos matemáticos para a criação e utilização de materiais didáticos como, por exemplo, a régua numérica – onde a estrutura e a densidade do conjunto dos números reais é a base do material criado –, e o triângulo de Pascal – ele próprio uma simbiose de geometria e cálculo onde as crianças podem fazer, por exemplo, cálculo mental e reconhecimento de padrões. As questões a que nos propomos responder, e que nortearam a ação, foram sobre a possível e acrescida eficácia didática e pedagógica dos meios usados: 1. Como os materiais usados fazem com que as crianças, no pré-escolar e nos primeiros anos do 1.º ciclo do ensino básico, solidifiquem as suas primeiras aprendizagens numéricas? 2. Que mais valias há para as crianças com a utilização de determinados instrumentos didáticos para concretizar essas aprendizagens? Como é que as crianças se envolvem mais e aprendem melhor quando realizam propostas de trabalho apoiadas nesses instrumentos específicos? 3. Qual a influência das atividades de investigação que foram exploradas, na conceção das crianças sobre a matemática e na sua preparação para o raciocínio abstrato? Do ponto de vista metodológico, o estudo seguiu uma abordagem de investigação qualitativa com caráter descritivo, baseada no exercício de atividades dinamizadas nos níveis de escolaridade referidos. Os dados avaliativos foram recolhidos no fim da intervenção e foram apoiados na observação direta, em fontes documentais, nas apreciações da educadora e professora cooperantes de cada instituição. Da análise dos dados sobre os processos matemáticos e os saberes mobilizados na realização das propostas apresentadas salientei o recurso, tanto das crianças no pré-escolar como dos alunos do 2.º ano, a novos processos de resolução de problemas relacionados com representações, relações e operações. Nos processos de comunicação anotei diversas formas de linguagem – oral, escrita, simbólica, icónica e gestual – mais exatas e rigorosas. As atitudes e os comportamentos, particularmente no grupo do 2º ano, evoluíram em termos de atenção, autonomia, organização espírito reflexivo e crítico bem como a estimulação da capacidade investigativa. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report was prepared within the framework of the subject of the Supervised Pedagogical Practice of the Master of Qualification for Teaching in Pre-school and Primary school. The study presented took place over three semesters - starting in 2014 and ending this year, 2016. During the 2014-2015 academic year, the internship took place in a private institution, in pre-school, in a classroom for five year olds; In the first semester of the academic year 2015-2016, the internship took place in a public institution, in primary school, in the 2nd year. In both interventions, the activities that were developed respected the areas foreseen in the pre-school goals and in the official programs of the primary school curriculum. This report is based on research that was guided by questions which we briefly outline. The choice of mathematics as a privileged area of our study had, above all, to do with its importance in structuring thought and of how working in mathematics contributes to the overall and integral development of the child. The domain of numbers and operations was chosen for intervention in pre-school because it fits into the schedule for the intervention group and also because we understand that it is a theme that allows us to work several items and is susceptible to a more comprehensive evaluative reading. This domain turned out to be an adequate choice in the component of the stage developed in the 2nd year of primary school in the public institution. The failure of students in mathematics has led educators and teachers in recent decades to seek procedures and construct didactic objects, to create dynamic methodologies for the classroom, etc. in order to stimulate students’ interest in the subject, to motivate their study and, thus, to hope that they are successful. One of these procedures has been the use of materials that can easily be manipulated, in the first approaches to mathematics. There are many studies that evaluate the effectiveness of these materials at various levels of schooling - there is in fact a culture of building, applying and exploring materials, whether structured, commercialized or constructed. In the last decade, however, results of studies and projects carried out over the last twenty years have been published in North American universities where it is concluded that the use of manipulative materials is useful in helping to learn basic concepts, Mathematics, is clearly insufficient to enable the student to study content at more advanced levels because it does not adequately prepare him for the abstract character of the mathematics present at these levels. Based on this information, the use of supporting material in our study had, first, to do with some characteristics of the institution where the first part of the internship took place. The private school, where I interned in pre-school, develops, from the age of 3/4 onwards, various mathematical activities and uses many, structured or not, manipulating materials built in the school or acquired already assembled. I was able to get acquainted with many of these available materials and, after a detailed analysis of their pedagogical characteristics, and considering the analysed literature, I looked for, in the mathematical contents themselves, concepts that could lead to the creation of learning instruments in the chosen field. Instead of applying materials that motivate the learning of concepts, I proposed the use of mathematical concepts for the creation and use of didactic materials, such as the numerical rule - where the structure and density of the set of real numbers is the basis of the material created - and the triangle of Pascal - itself a symbiosis of geometry and calculation where children can, for example, do mental calculations and recognise different patterns. The questions that I set out to answer, and which guided my study, were about the possible and increased didactic and pedagogical effectiveness of the means used: 1. How do the materials used make children, in pre-school and in the first years of primary school, consolidate their first numerical learning? 2. What are the advantages for children with the use of certain teaching tools to achieve this learning? How do children get more involved and learn better when they complete work supported by these specific instruments? 3. What is the influence of the research activities that have been explored, in children's conception of mathematics and in their preparation for abstract reasoning? From the methodological point of view, the study followed a qualitative research approach with a descriptive character, based on the exercise of activities in the referred levels of education. The evaluative data were collected at the end of the intervention and were supported by direct observation, in document sources, of the assessments of the cooperating educator and teacher of each institution. From the analysis of the data on the mathematical processes and the knowledge gained in the completion of the proposals presented, I emphasised the use of new processes for solving problems related to representations, relationships and operations, both for children in preschool and 2nd year students. In the processes of communication I noted several forms of language - oral, written, symbolic, iconic and gestural – that were more exact and rigorous. Attitudes and behaviors, particularly in the group of the second years, evolved in terms of attention, autonomy, organization reflective and critical spirit as well as the stimulation of the capacity for investigation. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201867648 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21811 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação básica | pt_PT |
dc.subject | Atividades de exploração | pt_PT |
dc.subject | Recursos | pt_PT |
dc.subject | Conceções matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Mathematics | pt_PT |
dc.subject | Pre-school education | pt_PT |
dc.subject | Primary education | pt_PT |
dc.subject | Activities of exploration | pt_PT |
dc.subject | Resources | pt_PT |
dc.subject | Mathematical concepts. | pt_PT |
dc.title | Do Concreto ao Abstrato Uma experiência didática no pré-escolar e no 1.º ciclo com matemáticaProvas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |