Repository logo
 
Publication

Determinantes da adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas

dc.contributor.advisorSantos, Nuno Miguel Fortes Fonseca, 1976-
dc.contributor.authorPereira, José Henrique de Oliveira
dc.date.accessioned2016-04-15T13:20:09Z
dc.date.available2016-04-15T13:20:09Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractOs serviços cloud computing constituem uma inovação tecnológica cuja utilização proporciona diversas vantagens às empresas. Contudo, a adoção destes serviços em contexto organizacional é ainda bastante incipiente, particularmente em Portugal. A investigação na área é escassa e encontra-se numa fase embrionária, o que constitui uma lacuna da literatura que importa ultrapassar. Este estudo é um contributo para o preenchimento desta lacuna, através da construção e validação empírica de um modelo dos determinantes de utilização dos serviços cloud computing pelas empresas, recorrendo à revisão da literatura, a um estudo qualitativo e a um posterior estudo quantitativo. O estudo qualitativo incidiu em entrevistas semi-diretivas e semiestruturadas a profissionais de TI das empresas portuguesas, em que foi avaliada a capacidade de leitura do modelo face à realidade a estudar e esperando-se uma coleção de dados favorável ao processo iterativo de construção teórica característico das metodologias adotadas. Na componente quantitativa foi realizado um estudo empírico, que incluiu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 203 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi sobretudo realizado com base em técnicas multivariadas, designadamente a análise fatorial e a análise de regressão linear. O modelo proposto incorporou 5 constructos da UTAUT 2 – condições facilitadoras, expectativa de performance, expectativa de esforço, influência social e valor do preço – aos quais foram acrescentadas 3 variáveis críticas para a adoção de serviços online: a confiança, a segurança e a privacidade. O modelo é complementado com a inclusão dos esforços de marketing e da dimensão da empresa. Os resultados obtidos confirmam o impacto positivo das condições facilitadoras, a expectativa de performance, influência social e segurança percebida na intenção de utilização de serviços cloud computing.pt_PT
dc.identifier.tid201334607
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13185
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de Empresaspt_PT
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_PT
dc.titleDeterminantes da adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JOSE_PEREIRA.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: