Repository logo
 
Publication

A aprendizagem proporcionada pela transformação de um texto escrito num texto multimédia

dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorPinto, Paulo Feytor
dc.date.accessioned2016-02-29T15:33:26Z
dc.date.available2016-02-29T15:33:26Z
dc.date.issued2015-11
dc.description.abstractNeste texto apresenta-se uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas de dois professores responsáveis pela lecionação conjunta da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, da licenciatura em Educação Básica. A reflexão assenta em resultados recolhidos através da observação participante durante aulas com duas turmas, através das reflexões individuais finais escritas pela totalidade dos estudantes das duas turmas, através de três trabalhos produzidos a pares por alguns estudantes e, por fim, através de entrevista com estes estudantes. Com o conjunto de atividades em análise, pretendia-se desenvolver a competência de escrita narrativa e de produção de um texto multimédia. Constatou-se, porém, que as novas aprendizagens mais relevantes se verificaram noutras áreas: na produção do guião, ferramenta transformadora do texto escrito em texto multimédia, e no registo da expressão oral planificada das crianças que colaboraram na criação do PhotoStory.pt_PT
dc.description.abstractThis paper is a critical reflection about teaching practices of two professors responsible for the teaching of Portuguese Language and Information and Communications Technology, a subject of the degree in Elementary Education. The reflection is based on results collected through participant observation during lessons with two classes, through the final individual reflections written by all students of both classes, through three tasks produced by some students and, finally, through interviews with these students. The set of activities under consideration were intended to develop the competence of narrative writing and of a multimedia text production. It was found, however, that the new, more relevant learning has taken place in other areas: the production of the script, a tool that transforms the written text into a multimedia text, and the recording of planned speaking by children who collaborated in the creation of the PhotoStory.en
dc.identifier.citationRodrigues, M. R. & Pinto, P. F.(2013). 1) A aprendizagem proporcionada pela transformação de um texto escrito num texto multimédia. In Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Ed.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 (pp. 265-276). Braga: Universidade do Minho.
dc.identifier.isbn978-989-99447-1-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11505
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectICTen
dc.subjectLearningen
dc.titleA aprendizagem proporcionada pela transformação de um texto escrito num texto multimédiapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage115pt_PT
oaire.citation.startPage108pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XVII Simpósio Internacional de Informática Educativapt_PT
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A aprendizagem proporcionada... multimédia - pp. 108-115.pdf
Size:
266.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: