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Advisor(s)
Abstract(s)
A transição para a vida ativa pode ser considerada o culminar do processo educativo, especialmente para quem necessita de apoios adicionais tanto nesse processo como na participação em sociedade. Jovens com Incapacidade Intelectual, por exemplo, necessitam de apoios de diversa ordem para serem bem sucedidos nesse processo de transição, apoios esses que podem ser estruturados e organizados num plano específico construído à medida do perfil e necessidades de cada jovem. O estudo que apresentamos foca-se, portanto, na utilização de planos centrados na pessoa em alunos com Incapacidade Inteletual. Enquadrados numa abordagem compreensiva sobre o processo de transição para a vida ativa, procedemos a uma conceptualização desta realidade, identificando formas de intervenção, opiniões, respostas para uma adequada inserção na vida pós-escolar e profissional que possam garantir a estes jovens uma maior qualidade de vida. Os resultados obtidos demonstraram que a implementação de um plano centrado na pessoa contribui para a aquisição de um vasto leque de competências e habilidades pessoais de forma a permitirem uma transição mais eficaz para a vida ativa e consequente entrada no mundo do trabalho. No entanto, o processo de transição só se torna eficaz com a participação e envolvimento de um conjunto de profissionais e outros intervenientes (alunos, pais, professores, técnicos, escola, comunidade e serviços) neste processo tão complexo.
Description
Keywords
Passagem à Vida Ativa Deficientes Educação Especial Integração Profissional