Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
24.52 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração do Balanced Scorecard da
empresa Amorim Gerações, Lda. Esta empresa faz compra e venda de um grande leque
de produtos da área têxtil, classificada como sendo um agente de comércio a grosso de
produtos têxteis. A Amorim Gerações foi escolhida porque é uma empresa próxima que
tenho vindo a debruçar o meu trajeto profissional nos últimos anos. A Amorim Gerações
tem dificuldade na obtenção de dados sólidos para medir e avaliar o seu caminho, tanto
a nível da gestão estratégica como no controlo de gestão. Nesse sentido, foi escolhido
o Balanced Scorecard que se debruça de forma integrada na missão, na estratégia e na
operacionalidade da empresa. Para executar este trabalho foi efetuado uma revisão da
literatura sobre o Balanced Scorecard e os conceitos intrínsecos ao tema. Através de
entrevistas informais aos sócios e colaboradores foi possível reunir informações
fundamentais para fazer uma análise do meio evolvente e uma análise interna; e, por
fim, procedeu-se à identificação dos fatores críticos de sucesso e dos indicadores-chave
de desempenho. Esta empresa não tem nenhum plano estratégico devidamente
formalizado, nesse sentido foi necessário proceder à formalização da direção
estratégica da mesma e de seguida foi possível elaborar com sucesso o Balanced
Scorecard. Este trabalho concluiu que a implementação Balanced Scorecard permitirá
avaliar eficientemente o negócio ao longo do tempo e ser uma poderosa ferramenta
para pautar os planos futuros, podendo a empresa ganhar um diferencial competitivo no
setor.
Description
Keywords
Balanced Scorecard; estratégia; PME; gestão