Repository logo
 
Publication

O design editorial como agente transformador da comunicação

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Luís Filipe Cunha
dc.contributor.authorLouraço, Daniela Gonçalves Estevão
dc.date.accessioned2017-07-03T11:25:19Z
dc.date.available2017-07-03T11:25:19Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractO design editorial, apesar de ser uma das especialidades do design gráfico com mais popularidade e mais trabalhos integrados na sociedade, como é o caso dos jornais, revistas e livros, muitas vezes é negligenciado pelo leitor que distribui parcialmente ou totalmente a sua atenção no conteúdo escrito, colocando de parte aspetos como formatação de texto, cores, imagens, e a própria paginação, aspetos integrantes e determinantes numa comunicação visual de excelência. Este trabalho pretende demonstrar a importância do design editorial na comunicação, sobretudo tendo em conta a tese de McLuhan, que afirma que um meio por si só é a mensagem. Já relativamente ao conteúdo dos meios, a tese de Meyrowitz explica os fenómenos que podem ou não influenciar a dinâmica e a correta exposição da mensagem. Com base em ambos os autores, o design editorial será encarado ao longo destas páginas como um meio de transmitir uma mensagem, meio este indispensável como incentivo para a compreensão correta e leitura confortável da mensagem. Tendo em conta este estudo, é criada uma nova versão da revista interna da Sumol+Compal. As revistas internas representam um setor das edições periódicos muitas vezes negligenciado em termos editoriais, mas que a este muito deve. Sem uma edição cuidada, estas publicações não passam de um custo acrescido à empresa, sem o valor comunicacional que lhes é devido. Este projeto tem como finalidade criar uma versão impressa e digital que corresponda à finalidade deste tipo de publicações: comunicar, estimular, e interagir com o seu público-alvo.pt_PT
dc.identifier.tid201824841
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18599
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign editorialpt_PT
dc.subjectComunicação visualpt_PT
dc.subjectMcLuhanpt_PT
dc.subjectMeyrowitzpt_PT
dc.subjectMeiopt_PT
dc.subjectMensagempt_PT
dc.subjectDesign de informaçãopt_PT
dc.subjectPublicações internaspt_PT
dc.subjectSumol+Compalpt_PT
dc.titleO design editorial como agente transformador da comunicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Design Editorialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
daniela_louraco_projeto.pdf
Size:
12.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
revista_frescas.pdf
Size:
16.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: