Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As potencialidades da utilização da realidade virtual na formação inicial de tiro na PSP

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A proficiência no tiro constitui uma competência fundamental dos profissionais de polícia, que exige treino regular. A Realidade Virtual (RV) surge como uma tecnologia com potencial de aplicação neste domínio. Esta dissertação analisa as potencialidades da RV na formação inicial de tiro da Polícia de Segurança Pública (PSP), procurando compreender se a sua adoção representa uma mais-valia para a qualificação técnica e operacional dos futuros polícias. O estudo partiu de uma análise teórica da importância da formação e treino na PSP, dos desafios da formação atual de tiro e dos benefícios e limitações da aplicação da RV em contextos policiais e militares, nacionais e internacionais. A componente empírica baseou-se na realização e análise de entrevistas semiestruturadas a formadores de formadores de tiro. Os resultados evidenciam limitações significativas no modelo atual, nomeadamente a escassez de munições, a falta de realismo nos cenários de treino, os custos logísticos e a ausência de treino sob stresse. Por sua vez, a RV revela-se uma ferramenta inovadora com capacidade de proporcionar ambientes imersivos e controlados, aumentando a motivação, a segurança e a eficácia dos formandos. Conclui-se que, quando integrada de forma estruturada e complementando os métodos existentes, a RV poderá contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento da formação inicial de tiro na PSP, potenciando o desempenho policial em situações reais.
Shooting proficiency is a fundamental skill for police professionals and requires regular training. Virtual Reality (VR) has emerged as a technology with potential for application in this field. This dissertation analyzes the potential of VR in the initial shooting training of the Public Security Police (PSP), seeking to understand whether its adoption represents added value for the technical and operational qualification of future police officers. The study began with a theoretical analysis of the importance of training in the PSP, the challenges of current shooting training and the benefits and limitations of applying VR in national and international police and military contexts. The empirical component was based on conducting and analyzing semi-structured interviews with shooter trainers. The results show significant limitations in the current model, namely the shortage of ammunition, the lack of realism in training scenarios, logistical costs and the absence of stress training. On the other hand, VR proves to be an innovative tool capable of providing immersive and controlled environments, increasing trainees’ motivation, safety and effectiveness. The conclusion is that, when integrated in a structured way and complementing existing methods, VR can make a decisive contribution to improving initial shooting training in the PSP, boosting police performance in real situations.

Description

Keywords

ambientes imersivos formação inicial de tiro polícia de segurança pública realidade virtual treino immersive environments initial shooting training public security police training virtual reality

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence