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Abstract(s)
Uma estrutura organizacional eficiente deve implementar um processo contínuo de
avaliação do seu contexto interno e externo, adaptando a sua missão, visão, valores e
estratégia à evolução tecnológica, fiabilidade e manutibilidade dos sistemas,
disponibilidade de recursos humanos e materiais, competências técnicas dos recursos
humanos, requisitos de formação, suporte logístico dos fabricantes e orçamento
disponível.
Alguns dos sistemas de Comunicação, Navegação e Vigilância/Gestão de Tráfego
Aéreo (CNS/ATM) da Força Aérea Portuguesa (FAP) têm um desempenho inferior às
necessidades operacionais e existem dúvidas que a sua gestão seja eficiente.
Este documento descreve a linha de pensamento seguida até à definição da
estrutura organizativa de manutenção dos sistemas CNS/ATM que garante um serviço de
excelência, considerando o contexto interno e externo à FAP.
A investigação baseia-se em pesquisas bibliográficas e registo documental da
Força Aérea, entrevistas e inquéritos a equipas de manutenção, aos utilizadores finais e a
militares com experiência em gestão da manutenção dos sistemas CNS/ATM. Foi ainda
analisado o serviço CNS/ATM prestado pela NAV Portugal e Royal Air Force.
Após estabelecida a missão, visão, valores e estratégia a aplicar à estrutura
organizacional do serviço CNS/ATM da FAP e analisada a implementação deste serviço
através de uma estrutura centralizada, descentralizada, mista e recorrendo ao outsourcing
conclui-se que, face ao contexto interno e externo à FAP, é a estrutura mista a que garante
um serviço de excelência. Esta consiste num órgão central (Centro de Manutenção de
Electrónica (CME)) altamente qualificado no serviço CNS/ATM de modo a assegurar à
FAP a mínima dependência dos fabricantes dos sistemas, e numa única equipa de
manutenção em cada Unidade, de forma a garantir uma resposta rápida. Para tal, essa
equipa dispõe das qualificações mínimas para intervir nos sistemas instalados na
respectiva Unidade e o suporte total do CME.
Conclui-se ainda que será necessária a redefinição do serviço CNS/ATM
necessário na FAP, redacção de doutrinas tanto operacional como do próprio serviço
CNS/ATM, de conceitos de manutenção e programas de sustentação para todos os
sistemas, planos de formação com definição do nível de qualificação de cada responsável
e a existência de um sistema de monitorização e controlo remoto no CME. Abstract: An efficient organizational structure must implement a continuous process of
evaluation, both the internal and external context, adapting its mission, vision and strategy
to technological evolution, reliability, systems maintainability, availability of human
resources and goods, technical competences, qualification requirements, manufacture’s
logistical support and available budget.
Some of the Communication, Navigation and Surveillance/Air Traffic
Management Systems (CNS/ATM) have less performance than their operational needs and
there are serious doubts about its management efficiency.
This investigation is based on bibliographical research, interviews and surveys to
the maintenance teams, end users and military personnel with experience in management
of CNS/ATM systems. It was also analyzed the NAV Portugal and Royal Air Force
CNS/ATM service.
With the establishment of the mission, vision, organization values and strategy
related to the POAF CNS/ATM service, this service was analyzed through different
scenarios, namely a centralized, decentralized, mixed structure and through the
outsourcing. Considering the internal and external context of POAF, the structure which
guarantees a service of excellence is the mixed structure with a central organ (Centre of
Maintenance of Electronics (CME)) highly qualified in the CNS/ATM service with the
least dependence of the system’s manufacturers, and a maintenance team in each Air Base,
in order to guarantee a quick answer. This team has only the qualifications needed to
interfere in the systems with the support of the CME.
To guarantee a service of excellence it will be also needed to review the needs of
POAF CNS/ATM service, defining the operational and CNS/ATM services doctrines,
maintenance concepts and maintenance programs for all the systems, qualification
programs and a central monitoring and control CNS/ATM system in the CME.
Description
Keywords
Balance Scorecard Espaço Aéreo Estratégia de Manutenção Estrutura Centralizada Estrutura Descentralizada Estrutura Mista Estrutura Organizativa da Manutenção Gestão Gestão de Tráfego Aéreo Outsourcing Segurança de voo Serviço de Manutenção Sistemas de Comunicação Navegação e Vigilância
