Repository logo
 
Publication

A importância da inteligência emocional na liderança militar

dc.contributor.authorCarna, Lagnate
dc.date.accessioned2014-11-06T16:02:53Z
dc.date.available2014-11-06T16:02:53Z
dc.date.issued2009-08-01
dc.description.abstractCom a emergência das aptidões relacionadas com a inteligência emocional, as organizações actuais apostam cada vez mais na valorização do capital humano e na capacitação dos seus líderes com estas competências, a fim de se atingir a melhor performance no contexto de trabalho, o que requer a utilização das competências emocionais. Vários estudos indicam que os melhores líderes são os que possuem a capacidade de influenciar pessoas pelo domínio das emoções. Neste contexto, a presente investigação tem como objectivo central aferir a auto-percepção que os alunos do quarto ano da Academia Militar, da Academia da Força Aérea e da Escola Naval têm sobre as competências emocionais. O instrumento de validação usado é o questionário elaborado por Hendrie Weisinger. Assim, dividiu-se o trabalho em três partes, sendo a primeira a revisão da literatura, na qual se abordou conceitos relacionados com a liderança, as competências e a inteligência emocional, em particular as competências emocionais. Na segunda parte desenvolveu-se a metodologia da investigação, na qual se aplicou o inquérito por questionário. Por fim, na terceira parte fazse a apresentação e a discussão dos resultados, apresentando-se posteriormente as conclusões. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que, embora estes alunos pertencerem às três academias diferentes, a auto-percepção que têm sobre as competências emocionais não apresentam grandes diferenças. Estes desenvolvem mais a competência inter-pessoal que a competência intra-pessoal, sendo o apoio emocional a competênciamais desenvolvida quer na Academia Militar, quer na Academia da Força Aérea assim como na Escola Naval.por
dc.description.abstractAbstract With the emergence of the skills related to emotional intelligence, modern organisations rely on the valuation of human capital and in the ability of its leaders with these skills, so as to achieve a better performance in the working environment which demands the use of emotional competences. Several studies have shown that the best leaders are those who possess the capacity to influence people by mastering their emotions. In this context, this investigation has its main aim to evaluate the self perception of f ourth year students of the three academies on emotional skill – Military, Air Force and Naval School. We have used as working instrument the Hendrie Weisinger’s questionnaire. This way, we have divided this work into three parts, the first being the theoretical background in which we have looked at concepts such as leadership, emotional intelligence and emotional skills with the particular attention to the later. In the second part, we have developed the investigation method, where we have put the questionnaire to test. Lastly, we present and discuss the obtained results, drawing conclusions on them. According to the obtained results, we have concluded that although these students belong to three different academies, their self-perception on the skills don’t differ significantly. These cadets develop more interpersonal skills than intrapersonal and the emotional support is the most developed competence in Military, Air Force and Naval School.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6948
dc.language.isoporpor
dc.publisherAcademia Militar. Direção de Ensinopor
dc.subjectCompetências emocionaispor
dc.subjectliderança militarpor
dc.titleA importância da inteligência emocional na liderança militarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TIA_FINAL_Asp Carna.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: