Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A narrativa tem o poder de trabalhar a imaginação levando-nos a criar os mais
diversos cenários interpretando e (re)construindo realidades. As histórias são-nos
incutidas desde cedo no nosso quotidiano tendo um papel crucial no nosso crescimento
e desenvolvimento.
Ao ouvir histórias, os mais pequenos associam aquilo que é narrado às suas
próprias vivências. É através delas que começamos a tomar consciência do “eu”,
construindo a nossa própria identidade e encontrando recursos para lidar com situações,
conflitos e emoções.
Este relatório apresenta, de forma descritiva e refletida, as narrações de duas
histórias através do recurso a materiais não convencionais, em contexto de Creche.
Nomeadamente, um avental e um tapete contador de histórias. Ambos realizados pela
autora do relatório.
A utilização destes recursos tem como principal objetivo comparar a reação das
crianças ao ouvir uma narrativa através de um livro e a ouvir exatamente a mesma
narrativa com o auxílio dos materiais acima referidos. Através desta comparação, tendo
em consideração a aprendizagem da criança, pretendemos demonstrar que o conto de
histórias recorrendo a materiais diferentes do habitual, com estratégias interativas e
lúdicas, capta muito mais a atenção do grupo e promove uma maior interação.
Os dados recolhidos através dos registos das atividades implementadas foram
alvo de análise interpretativa e de uma reflexão que incidiu sobre o seu desenvolvimento
e sobre o seu resultado. Conclui-se que o conto de histórias para crianças em idade de
creche, através de materiais apelativos e manipuláveis, é mais eficaz do que o tradicional
livro a que estamos habituados, uma vez que capta mais a atenção das crianças, acabando
por envolvê-las mais na própria história.
Description
Keywords
Histórias Narração Crianças Creche Materiais