Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
665.66 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A gestão de compras é cada vez mais uma peça fundamental na competitividade das
organizações. É o departamento de compras que mais influencia o stock da empresa e a
relação com os clientes, abrindo caminho ao sucesso desta. Para chegar a esse objetivo, é
necessário conhecer este departamento a fundo.
A preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos
por uma empresa é uma realidade. Uma forma eficaz de controlar este ponto é mediante a
gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management), que encadeia o
planeamento, a gestão e a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o
fornecedor até ao consumidor final, tendo como objetivo último a satisfação do cliente.
Este estudo foi desenvolvido numa empresa portuguesa especializada em ferramentas,
máquinas e equipamentos orientados para as áreas da construção, bricolage, jardim,
proteção e iluminação, sendo que o departamento selecionado foi o das compras.
A pesquisa incidiu neste departamento pela sua importância na empresa, no sentido em que
a otimização das compras permite identificar despesas desnecessárias, minimizar perdas e
eliminar desperdícios, criando dessa forma um fator de diferenciação face à concorrência.
O objetivo deste trabalho consiste em examinar o departamento de compras da empresa em
estudo, de forma a comprovar o seu contributo na promoção e garantia de vantagem
competitiva para a empresa.
Description
Keywords
Compras Stock Cadeia de abastecimento