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Actores e conteúdos da negociação colectiva: o caso da Autoeuropa: os artigos de investigação e intervenção

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A representação e a negociação colectiva em Portugal têm sido atravessadas por um conjunto de bloqueios expressos na crise da representatividade sindical e na ineficiência dos instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho. Esta crise, fruto das transformações que têm ocorrido no mundo do trabalho, remete para a crescente individualização das relações, para a proliferação de formas atípicas de emprego, que vulnerabilizam os trabalhadores nelas envolvidos, e para a capacidade crescente das empresas em imporem unilateralmente as condições contratuais em consequência, entre outros factores, do fim da era do pleno emprego. Esta situação tem vindo a reduzir a margem de manobra dos sindicatos enquanto interlocutores relevantes no quadro do funcionamento dos sistemas de relações laborais. É neste contexto que, a partir de um estudo de caso, nos propomos dar conta dos resultados preliminares de um projecto de investigação em curso no qual procedemos à análise de conteúdo dos acordos celebrados ao longo de uma década entre a Autoeuropa e a sua Comissão de Trabalhadores. Os resultados obtidos apontam para a crescente consagração de instrumentos de flexibilidade na gestão do tempo de trabalho por parte da empresa tendo em vista a sua adaptação às variações da procura e aos ciclos de vida dos produtos.

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Artigo no âmbito da área de recursos humanos, emergentes da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos: dos modelos teóricos às boas práticas profissionais, promovida pelo Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Recursos Humanos - NID_RH e o Curso de Licenciatura em Recursos Humanos da ESEIG/Politécnico do porto.

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Editorial Novembro

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