Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O propósito do projeto é a criação de um livro pop-up cujo objetivo é ensianr a Língua Gestual Portuguesa (LGP), de forma interativa e visualmente estimulante.
Para atingir esse objetivo, iniciou-se o processo com um estudo teórico sobre a temática, investigando as melhores práticas de ensino da língua gestual, bem como a criação de mecanismos pop-up. Com base nessa pesquisa, desenvolveu-se um estudo abrangente do projeto, abordando a conceção, estrutura e conteúdo do livro pop-up. Durante a fase de desenvolvimento, dedicou-se especial atenção à construção detalhada de uma maqueta do livro, garantindo que cada página pop-up fosse visualmente atrativa e capaz de transmitir efetivamente os sinais e gestos da LGP. Cuidadosamente, testou-se a funcionalidade e a durabilidade de cada elemento da maqueta, realizando um teste com um grupo de crianças do Colégio Helen Keller, visando avaliar a eficácia do livro e da maqueta, no processo de ensino-aprendizagem. Durate esse teste, observou-se atentamente como as crianças interagiam com o livro, quais os gestos e sinais que eram assimilados e se o livro conseguia captar a sua atenção e interesse. Os feedbacks e observações recolhidos durante essa etapa, forneceram informações importantes para aprimorar ainda mais o livro e torná-lo mais eficaz na transmissão da LGP.
O livro pop-up não apenas facilita a aprendizagem da língua, mas também promove a valorização e inclusão de pessoas surdas na sociedade, permitindo uma melhor compreensão entre diferentes comunidades linguísticas. Além do livro, também doi criado um peluche da personagem principal, o macaco Tomé, para ajudar na leitura e parendizagem mais correta da LGP. Essa maqueta é um valioso complemento ao livro, permitindo que os leitores tenham uma experiência imersiva e interativa com a história de Tomé, tornando-a ainda mais memorável e emocionante, sendo um recurso educacional inovador e acessível para pessoas interessadas em aprender a LGP.
Description
Keywords
Design para crianças Pop-up Língua Gestual Portuguesa Design de interação Ilustração Surdos