Publication
A importância do jogo no ensino da matemática
dc.contributor.author | Alves, Raquel | |
dc.contributor.author | Brito, Rita | |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T14:34:42Z | |
dc.date.available | 2013-09-17T14:34:42Z | |
dc.date.issued | 2013-06 | |
dc.description.abstract | A Matemática é uma ciência de grande consideração para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo, sendo que a sua aprendizagem deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade da criança de formar e resolver problemas que contribuam para a compreensão, auxílio e intervenção no mundo que as rodeia. O educador tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo gosto da mesma e na construção de noções matemáticas, devendo proporcionar múltiplas experiências, apoiando a reflexão das crianças e colocando questões que lhes possibilitem a construção dessas mesmas noções. Para construir essas noções matemáticas e incentivar o gosto pela Matemática a introdução de jogos é fundamental, pois estes permitem que as crianças aprendam a partir dos seus próprios erros e a partir dos erros dos outros, possibilita o respeito pela diversidade, a aprendizagem de novos conteúdos matemáticos sem medo de fracassarem e desenvolve os processos psicológicos básicos necessários à aprendizagem dos conceitos matemáticos como a atenção, concentração, perceção, memória, resolução de problemas, procura de estratégias.. Como tal foram realizados seis jogos a fim de desenvolver nas crianças conteúdos matemáticos, nomeadamente relacionados com o sentido do número e a geometria, embora neste artigo nos focarmos apenas no sentido do número. Estas atividades foram efetuadas numa sala de Educação Pré-Escolar com 13 crianças de 5 anos. Foi utilizada uma abordagem qualitativa como forma de recolha de dados, nomeadamente a investigação-ação, tendo sido utilizadas grelhas de observação com recurso à observação participante, entrevista registo fotográfico e registo audiovisual. Com o presente estudo verificou-se uma evolução nas crianças nas noções matemáticas no que diz respeito ao sentido do número. Identificou-se um desenvolvimento no reconhecimento dos grafismos dos números, contagem até 10 elementos e execução de cálculo mental (em operações de adição e subtração). Atividades como os jogos são essenciais para permitir uma aprendizagem lúdica e interativa do domínio da matemática. | por |
dc.identifier.citation | In: Jornadas Pedagógicas - Supervisão, liderança e cultura de escola. 21 e 22 Junho 2013. Odivelas: ISCE, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4701 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Sentido de número | por |
dc.subject | Pré-Escolar | por |
dc.title | A importância do jogo no ensino da matemática | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |