Publication
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- | |
dc.contributor.author | Ladeiras, Maria Inês de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T10:58:37Z | |
dc.date.available | 2019-03-21T10:58:37Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202180050 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28106 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Escrita Criativa | pt_PT |
dc.subject | Materiais Didáticos | pt_PT |
dc.title | A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |