Repository logo
 
Publication

A relação do treino das competências sociais e a aprendizagem numa perspetiva inclusiva

dc.contributor.authorBotelho, Ana Mafalda Cardoso Alves
dc.date.accessioned2012-07-31T11:48:58Z
dc.date.available2012-07-31T11:48:58Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste estudo investiga a relação entre as competências sociais e o processo de aprendizagem no sentido de aferir o impato que um programa estruturado promotor de competências sociais aplicado a um grupo de crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA) e sem DA pode ter como auxiliar de aprendizagem. A escola inclusiva caracteriza o contexto e assume-se como um processo subjacente ao processo de desenvolvimento das competências sociais e pessoais de todas as crianças que fazem parte do ambiente escolar. Nesta perspetiva, definiu-se como objetivo geral do presente trabalho aplicar uma estrutura de intervenção que promova o desenvolvimento das competências da criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A inclusão, o processo de aprendizagem, as competências sociais e a resiliência constituíram os pressupostos teóricos do trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, com uma amostra de 48 crianças sendo 13 alunos com DA. Os dados foram recolhidos junto dos professores e das próprias crianças através de questionário e em dois momentos distintos: antes e depois da aplicação do programa de competências sociais. Desta recolha foi construída uma base de dados que tiveram um tratamento estatístico através da estatística descritiva T-test para amostras emparelhadas e análises de correlações. Na análise de dados verificou-se que as dificuldades de aprendizagem e o género têm influência no desenvolvimento de comportamentos de risco e constatou-se que a implementação do programa estruturado de treino de competências sociais constituiu um auxiliar de aprendizagem que visa diminuir esses comportamentos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2468
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectCompetências fundamentaispor
dc.subjectResiliênciapor
dc.titleA relação do treino das competências sociais e a aprendizagem numa perspetiva inclusivapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Mafalda.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: