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Abstract(s)
Esta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas,
que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente.
A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao
longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um
líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a
caraterização do líder.
Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas
comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas
circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de
relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos
departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a
adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas.
A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado,
permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança
estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o
impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a
relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente.
Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança
pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar
melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental
na concretização dos objetivos da organização.
Description
Keywords
Liderança Líder Equipas Foco Marketing Motivação Adaptação