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Abstract(s)
No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na Área de especialização da Pessoa em Situação Crítica, foi-me proposto a realização de um relatório de estágio.
Para o efeito, a minha escolha recaiu sobre o estudo do doente com sépsis, escolha esta suportada pela evidência de que a sépsis continua a ser hoje em dia um grave problema de Saúde Pública, permanecendo comum em doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e de que resultam índices de mortalidade elevada.
A realização deste estágio traduz, assim, o objetivo de adquirir e reforçar competências especializadas de enfermagem, na abordagem à pessoa em situação crítica, nomeadamente ao doente com sépsis. Em termos metodológicos, no que diz respeito às atividades realizadas foi utilizada uma abordagem descritiva e analítica, O relatório, refere-se a dois módulos (fase de planeamento e fase de execução), que constam do Plano de Estudos do Mestrado da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL).
Os estágios foram realizados em UCIs de um Hospital Central, o que permitiu otimizar a abordagem aos doentes com sépsis, partindo da caracterização e dinâmica dos serviços em matéria de prevenção e controlo de infeção, no sentido de se prevenir a morbilidade/mortalidade destes doentes. Concomitantemente, permitiu determinar as práticas existentes nos serviços, a partir de outras referências teóricas ou práticas
Como instrumentos de recolha de dados, foi construído, validado e aplicado um questionário, para avaliação de conhecimentos e da formação dos enfermeiros em sépsis. Os resultados demonstraram a necessidade imperativa de formação nesta aérea, como forma de diminuir a morbilidade e mortalidade deste tipo de doente. Outros instrumentos utilizados e visam igualmente o desenvolvimento de uma reflexão diária e crítica, sobre a prática profissional, foram os jornais de aprendizagem, e simultaneamente a realização de processos de enfermagem, de acordo com a análise e interpretação das Necessidades Humanas Fundamentais (NHF) alteradas, segundo o Modelo Virginia Henderson e identificados os problemas, conforme os Diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).
Este estágio foi fundamental para a minha formação, pois adquiri competências especializadas de relacionamento e de intervenção com o doente crítico e o seu familiar, nas intervenções diárias, abordagens diagnósticas, prognóstico e terapêuticas perante a sépsis.
Description
Mestrado, Enfermagem Pessoa em Situação Critica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Pessoa em situação critica Sépsis Enfermagem Competência profissional Unidade de cuidados intensivos
