Publication
O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea Portuguesa
datacite.subject.fos | Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Palma, Patrícia | |
dc.contributor.advisor | Farinha, Ana | |
dc.contributor.author | Bola, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T14:05:18Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T14:05:18Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Esta investigação tem como objetivos avaliar os níveis médios de stress percebido e analisar a associação existente entre o stress e o desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Complementarmente, foram identificadas as fontes de stress com mais relevância para os alunos. A amostra consiste em 76 alunos, entre os 18 e os 29 anos, do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar do ano letivo 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um Inquérito por Questionário. O instrumento utilizado é composto pela Perceived Stress Scale reduzida, de 10 itens, a versão portuguesa (Trigo et al., 2010), e por um questionário adaptado do Questionário de Vivências Académicas reduzido (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e do Student Stress Survey (Ross, Niebling e Heckert, 1999), denominado de Questionário de Vivências Diárias. Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi possível concluir-se que os alunos da Academia da Força Aérea percecionam níveis de stress significativamente mais elevados relativamente a outros estudantes universitários fora do âmbito militar. No entanto, não se pôde concluir com certeza que o stress influencie o desempenho, nem negativamente, nem positivamente. Conclui-se, porém, que os alunos mais novos percecionam maiores níveis de stress do que os mais velhos. A fonte de stress que mais foi identificada pelos alunos foi o ‘’Namoro’’. No entanto, foram as ‘’Mudanças na vida social’’ e as ‘’Responsabilidades acrescidas’’ que provaram ter a maior influência nos níveis médios de stress percebido dos alunos. Dos fatores identificados no Questionário de Vivências Diárias, concluiu-se que os alunos com maiores níveis de ‘’bem-estar psicológico’’ apresentam menores níveis de stress. Este estudo reforça conclusões semelhantes obtidas em investigações anteriores aplicadas tanto a contexto civil como militar, e tanto em estudantes universitários, como em trabalhadores. Foi, então, possível complementar o estado da arte relativamente a temática em estudo, acrescentando valor prático. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23097 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Stress | pt_PT |
dc.subject | Fontes de Stress | pt_PT |
dc.subject | Academia da Força Aérea | pt_PT |
dc.title | O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea Portuguesa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia da Força Aérea | |
thesis.degree.name | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Aeronáutica Militar, na Especialidade de Piloto-Aviador | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea Portuguesa.pdf
- Size:
- 1.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: