Repository logo
 
Publication

O Fado como instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMoreira de Carvalho, Rui
dc.contributor.authorMartins da Silva, Cristiana Sofia
dc.date.accessioned2016-01-28T16:04:10Z
dc.date.available2016-01-28T16:04:10Z
dc.date.issued2015-11-11
dc.date.submitted2015-10-22
dc.description.abstractAo longo desta investigação vamos explorar as potencialidades do Fado e o seu enquadramento enquanto instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa. Desta forma, o estudo baseia-se em dois pilares fundamentais: o primeiro, trata da análise da importância do setor turístico português, como um veículo de internacionalização portuguesa, nomeadamente através da cultura, representada pelo Fado. Enquanto que o segundo pilar se centra na internacionalização do Fado, com especial enfoque na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para Mateus (2013), no que respeita ao âmbito geral do processo de internacionalização a comunidade artística opta por trabalhar numa base de repartição de custos e em redes colaborativas, englobando vários setores, Países, organizações de várias dimensões, de forma a rentabilizar os recursos utilizados durante o processo da internacionalização. Apesar desse objetivo internacional, ainda existe uma comunidade muito fechada em si própria. A aposta na cultura e na criatividade são os pilares para reforçar a competitividade e a internacionalização de Portugal. Na realidade, é através da “nossa cultura, com a nossa história, com o nosso conhecimento, com a nossa criatividade que poderemos produzir bens e serviços com grande valia à escala global” (Mateus, 2013, p.13). Este género musical está, por um lado cada vez mais internacional graças às vozes dos fadistas que transportam a “alma” do povo português e , por outro cada vez mais rico, com novas sonoridades, ritmos e “cores” dos cinco continentes. As parcerias na música revelam-se uma “mola impulsionadora” para captar novos mercados e criar laços de afetos. Palavras-chave: Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Fado, Internacionalização, Turismo.Ao longo desta investigação vamos explorar as potencialidades do Fado e o seu enquadramento enquanto instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa. Desta forma, o estudo baseia-se em dois pilares fundamentais: o primeiro, trata da análise da importância do setor turístico português, como um veículo de internacionalização portuguesa, nomeadamente através da cultura, representada pelo Fado. Enquanto que o segundo pilar se centra na internacionalização do Fado, com especial enfoque na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para Mateus (2013), no que respeita ao âmbito geral do processo de internacionalização a comunidade artística opta por trabalhar numa base de repartição de custos e em redes colaborativas, englobando vários setores, Países, organizações de várias dimensões, de forma a rentabilizar os recursos utilizados durante o processo da internacionalização. Apesar desse objetivo internacional, ainda existe uma comunidade muito fechada em si própria. A aposta na cultura e na criatividade são os pilares para reforçar a competitividade e a internacionalização de Portugal. Na realidade, é através da “nossa cultura, com a nossa história, com o nosso conhecimento, com a nossa criatividade que poderemos produzir bens e serviços com grande valia à escala global” (Mateus, 2013, p.13). Este género musical está, por um lado cada vez mais internacional graças às vozes dos fadistas que transportam a “alma” do povo português e , por outro cada vez mais rico, com novas sonoridades, ritmos e “cores” dos cinco continentes. As parcerias na música revelam-se uma “mola impulsionadora” para captar novos mercados e criar laços de afetos.pt_PT
dc.identifier.tid201104610
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11107
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunidade de Países de Língua Portuguesa, Fado, Internacionalização, Turismo.pt_PT
dc.titleO Fado como instrumento de apoio à internacionalização Portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE CRISTIANA SILVA FINAL7.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: