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TendĂȘncias de mercado - Bebidas funcionais

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Abstract(s)

O presente estudo teve como principais objectivos o conhecimento sobre a percepção dos consumidores portugueses sobre o tema Alimentos Funcionais e as motivaçÔes que levam ao seu consumo, bem como o tipo de bebida que procuram para o efeito. Como metodologia de estudo foi elaborado um inquĂ©rito, sobre o tema – Alimentos Funcionais, direccionado para Bebidas Funcionais -, e aplicado a uma amostra da população portuguesa, via presencial e via email, escolhida de forma aleatĂłria, com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos, de ambos os gĂ©neros (Feminino e Masculino) e habilitaçÔes literĂĄrias do 1Âș ciclo a Doutoramento. Os resultados indicam que existe pouco conhecimento sobre os Alimentos Funcionais de forma global, e que se trata de um tema que nĂŁo estĂĄ totalmente claro para o consumidor. No que respeita Ă s bebidas mais consumidas, as escolhas incidem sobre Água, LacticĂ­nios e Sumos Naturais. Relativamente Ă  motivação de consumo de Bebidas Funcionais, conclui-se que os inquiridos apresentam interesse no consumo por motivos de saĂșde, sendo a maior preocupação a protecção para prevenção de Doenças Cardiovasculares e regulação da Função Intestinal. A Água Ă© a bebida eleita para uma bebida funcional. De forma global, pode concluir-se que o lançamento de um novo produto deve continuar a insistir no tipo de oferta jĂĄ existente no mercado, continuando com uma pesquisa constante sobre a procura de novos alimentos funcionais, que possam servir de ingredientes para novos produtos.
The main objectives of the following project study was based on the knowledge about the perception of Portuguese consumers related to the Functional Foods and motivations that lead to its consumption as well as the type of drink that seek to effect. As study methodology I have elaborated a survey based on the respective topic - Functional Foods, directing as well to Functional Drinks - Some of the sample has been applied to a part of the Portuguese population, in person by making them face interviews and via email. Sample was chosen randomly, aged between 18 and 80 years of both genders (Female and Male) and qualifications of their 1st PhD cycle. The result shows globally quite a very insignificant knowledge about functional foods, and found a conclusion that the topic is not entirely clear to the consumers. However the choices of most widely consumed beverages focus on Water, Dairy products and Natural Juices. So regarding to the consumption motivation of Functional Drinks, I found a conclusion that respondents consumption main interest are for health reasons, being that one of the biggest concern is based on cardiovascular prevention diseases and regulation of Intestinal Function. Water is the nectar for a functional beverage (drink). Overall, it can be concluded that a new product release should insist on the type of offer already exists on the market, keeping a constant research for new functional foods, which can serve as ingredients for new products.

Description

Keywords

Alimentos funcionais Bebidas funcionais TendĂȘncias de mercado Inovação Functional foods Functional drinks Market trends Innovation

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Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

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