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Promover a parentalidade positiva em pais de crianças prematuras
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria Filomena | |
dc.contributor.author | Martins, Susana Maria Mata | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:38Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem possui um conjunto de competências, conhecimentos e habilidades que mobiliza na sua prestação de cuidados, sendo esta planeada em função do seu diagnostico das necessidades do cliente pediátrico. A parentalidade e descrita como uma das transições mais importantes na vida das pessoas, sendo também uma temática de relevo na sociedade atual, pelas repercussões no futuro da mesma. Esta transição para a parentalidade pode ser acrescida de dificuldades se o nascimento for prematuro, tanto pela componente emocional associada ao nascimento inesperado, mas também pela perceção de fragilidade e de risco de vida da criança. Aliada a esta visão, surge uma concentração de expectativas e de recursos podendo conduzir a que os pais a superprotejam as crianças, limitando-as nas suas atividades de exploração e experimentação, o que inevitavelmente pode comprometer o seu desenvolvimento. Desta forma, e da responsabilidade dos enfermeiros empoderar os pais para cuidar da criança prematura e assisti-los numa transição saudável para o exercício de uma parentalidade positiva. Esta e definida por um comportamento parental baseado no melhor interesse da criança, no envolvimento e trocas afetivas entre pais e crianças mas também sensibilidade parental no que respeita as necessidades do seu filho, estabelecendo limites e regras através de coerência. Este relatório de estagio pretende evidenciar a aquisição de competências diferenciadas no cuidado ao cliente pediátrico e na promoção da parentalidade positiva em pais de criança nascidas prematuras. Estas competências, decorrentes da experiencia adquira, do percurso escolhido e palmilhado nos diferentes contextos de estagio, são evidenciadas mediante uma descrição e reflexão critica das atividades realizadas. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201166259 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16402 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | |
dc.subject | Parentalidade | |
dc.subject | Cuidados centrados na familia | |
dc.subject | Prematuridade | |
dc.title | Promover a parentalidade positiva em pais de crianças prematuras | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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