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Promover a parentalidade positiva em pais de crianças prematuras

dc.contributor.advisorSousa, Maria Filomena
dc.contributor.authorMartins, Susana Maria Mata
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:38Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:38Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractO Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem possui um conjunto de competências, conhecimentos e habilidades que mobiliza na sua prestação de cuidados, sendo esta planeada em função do seu diagnostico das necessidades do cliente pediátrico. A parentalidade e descrita como uma das transições mais importantes na vida das pessoas, sendo também uma temática de relevo na sociedade atual, pelas repercussões no futuro da mesma. Esta transição para a parentalidade pode ser acrescida de dificuldades se o nascimento for prematuro, tanto pela componente emocional associada ao nascimento inesperado, mas também pela perceção de fragilidade e de risco de vida da criança. Aliada a esta visão, surge uma concentração de expectativas e de recursos podendo conduzir a que os pais a superprotejam as crianças, limitando-as nas suas atividades de exploração e experimentação, o que inevitavelmente pode comprometer o seu desenvolvimento. Desta forma, e da responsabilidade dos enfermeiros empoderar os pais para cuidar da criança prematura e assisti-los numa transição saudável para o exercício de uma parentalidade positiva. Esta e definida por um comportamento parental baseado no melhor interesse da criança, no envolvimento e trocas afetivas entre pais e crianças mas também sensibilidade parental no que respeita as necessidades do seu filho, estabelecendo limites e regras através de coerência. Este relatório de estagio pretende evidenciar a aquisição de competências diferenciadas no cuidado ao cliente pediátrico e na promoção da parentalidade positiva em pais de criança nascidas prematuras. Estas competências, decorrentes da experiencia adquira, do percurso escolhido e palmilhado nos diferentes contextos de estagio, são evidenciadas mediante uma descrição e reflexão critica das atividades realizadas.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201166259
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16402
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEnfermagem pediátrica
dc.subjectParentalidade
dc.subjectCuidados centrados na familia
dc.subjectPrematuridade
dc.titlePromover a parentalidade positiva em pais de crianças prematuras
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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