Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comparação do impacto dos focos de atenção interno versus externo na precisão no lançamento em apoio, em jogadores de basquetebol pouco experientes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Guilherme Lopes.pdf2.04 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de competências durante o Estágio Profissional - Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2023-2024 no Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Este estágio conclui o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele, o estudante estagiário é chamado a mobilizar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e integrá-los na sua prática letiva, com vista a desenvolver competências como professor de Educação Física. Durante o estágio, foram acompanhadas três turmas, do 6º, 8º e 11º anos. Foram identificadas áreas de necessidade de investimento, com o objetivo do desenvolvimento de competências como futuro profissional, tendo em conta as respetivas dimensões de atuação: profissional, social e ética, desenvolvimento do ensino e aprendizagem, participação na escola e relação com a comunidade e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Foram realizadas várias atividades, incluindo todas as fases de planeamento, realização e avaliação de aulas de Educação Física das três turmas, atividades de apoio ao funcionamento da escola e de ligação às famílias e comunidade, nomeadamente o acompanhamento da atividade de direção de turma do orientador cooperante, o apoio aos treinos e coorganização e apoio à organização de eventos do Desporto Escolar. No relatório é feita a contextualização e descrição de todas as atividades realizadas, para além de uma reflexão sobre dificuldades sentidas e mais-valias para o processo formativo do estudante estagiário. Finalmente, é descrita uma investigação realizada no decorrer do estágio, no âmbito da modalidade de basquetebol. O estudo incidiu numa amostra de alunos com idade entre os 11 e os 13 anos e teve como objetivo avaliar o impacto do direcionamento do foco de atenção – interno ou externo, na precisão no lançamento em apoio. Pretendia-se confirmar evidência cientifica já sedimentada noutras faixas etárias, com potencial relevância para o ensino desta e de outras modalidades a praticantes pouco experientes.

Description

Keywords

Educação física Educação física escolar Prática supervisionada Estágio profissional Foco de atenção Foco interno Foco externo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence