Publication
Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
dc.contributor.author | Justino, Júlia | |
dc.contributor.author | Rafael, Silviano | |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T16:12:53Z | |
dc.date.available | 2018-11-29T16:12:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%. | pt_PT |
dc.description.abstract | The application of a learner-centred approach on a new course of mathematics isolated from the project learning environment of a new polytechnic graduation (2 years – 180 ECTS) is studied in this paper. The overall objectives pursued are highlighted and the suitable learning techniques are pointed in this context. The study follows a quantitative approach, based on surveys and complemented by typical actions of the qualitative approach. Some aspects related to students' atti-tude, individually or in a group, are mentioned, before and after the application of the learning techniques aforementioned. The method of evaluation used in this approach is presented as well as the students’ outcomes over which a success rate of 81% stands out. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Justino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/25084 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Metodologia centrada no aluno | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | Ensino colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Learner-centred approach | pt_PT |
dc.subject | Active learning | pt_PT |
dc.subject | Collaborative teaching | pt_PT |
dc.title | Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 11 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3 | pt_PT |
oaire.citation.title | Medi@çõe, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
person.familyName | da Rocha Vilaverde Justino | |
person.familyName | Rafael | |
person.givenName | Júlia Maria | |
person.givenName | Silviano | |
person.identifier.ciencia-id | 271A-0DFC-B336 | |
person.identifier.ciencia-id | 1017-5C10-A485 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7526-6247 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 64f60ae1-fcf2-45b2-8a62-58b6d06ab068 | |
relation.isAuthorOfPublication | 54c6ea50-8711-4f91-aa53-7b1bbb12709c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 64f60ae1-fcf2-45b2-8a62-58b6d06ab068 |