Repository logo
 
Publication

Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL

dc.contributor.authorJustino, Júlia
dc.contributor.authorRafael, Silviano
dc.date.accessioned2018-11-29T16:12:53Z
dc.date.available2018-11-29T16:12:53Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.pt_PT
dc.description.abstractThe application of a learner-centred approach on a new course of mathematics isolated from the project learning environment of a new polytechnic graduation (2 years – 180 ECTS) is studied in this paper. The overall objectives pursued are highlighted and the suitable learning techniques are pointed in this context. The study follows a quantitative approach, based on surveys and complemented by typical actions of the qualitative approach. Some aspects related to students' atti-tude, individually or in a group, are mentioned, before and after the application of the learning techniques aforementioned. The method of evaluation used in this approach is presented as well as the students’ outcomes over which a success rate of 81% stands out.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJustino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25084
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMetodologia centrada no alunopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectEnsino colaborativopt_PT
dc.subjectLearner-centred approachpt_PT
dc.subjectActive learningpt_PT
dc.subjectCollaborative teachingpt_PT
dc.titleCaso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBLpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage11pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleMedi@çõe, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
person.familyNameda Rocha Vilaverde Justino
person.familyNameRafael
person.givenNameJúlia Maria
person.givenNameSilviano
person.identifier.ciencia-id271A-0DFC-B336
person.identifier.ciencia-id1017-5C10-A485
person.identifier.orcid0000-0002-7526-6247
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication64f60ae1-fcf2-45b2-8a62-58b6d06ab068
relation.isAuthorOfPublication54c6ea50-8711-4f91-aa53-7b1bbb12709c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery64f60ae1-fcf2-45b2-8a62-58b6d06ab068

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RevistaMediaESE_Volume6_2_2018_JJ_SR.pdf
Size:
261.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: