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A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Marcelo
dc.contributor.authorAntónio, Maria Manuela Machado
dc.date.accessioned2017-07-21T18:34:35Z
dc.date.available2017-07-21T18:34:35Z
dc.date.issued2017-07-18
dc.description.abstractA Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino.pt_PT
dc.identifier.tid201719509pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18666
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo culturalpt_PT
dc.subjectTurismo literáriopt_PT
dc.subjectNetnografiapt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectAssociações de memóriapt_PT
dc.subjectImagem de marcapt_PT
dc.subjectFundação José Saramagopt_PT
dc.subjectCasa dos Bicospt_PT
dc.titleA imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográficapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

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