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Authors
Abstract(s)
No contexto atual, um clima económico, financeiro e social instável, em que cada vez mais temos que racionalizar os nossos recursos (financeiros, humanos, ambientais e materiais) não podemos deixar margem para desperdícios, o caminho a seguir é o da “Qualidade Total” de forma a rentabilizar a atividade de cada organização.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho para o Setor de Transporte de Doentes Não Urgentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penacova de forma potencializar este setor que é a principal fonte de rendimento desta Associação.
A realização deste trabalho sintetiza-se em 4 partes. Numa primeira fase aprofundei os conhecimentos de alguns aspetos concretos da organização, história, meios materiais e humanos com especial enfoque na área de transporte de doentes não urgentes. Posteriormente, procedi a uma revisão bibliográfica e legislativa sobre esta temática. Em seguida, procedi à recolha de informação sobre a temática dos Sistemas Integrados de Gestão e finalmente procedi à análise da informação recolhida de forma a identificar e referenciar não conformidades. Após este trabalho preliminar, elaborei a proposta de Manual e da documentação necessária à implementação do Sistema Integrado de Gestão, tendo sempre presente a especificidade e limitações deste tipo de organização de forma que este Manual possa vir a ser implementado na Organização.
Os resultados mostram que a organização está num bom caminho e que tem recursos humanos e materiais para a médio prazo proceder à implementação de um Sistema Integrado de Gestão de forma a mitigar e corrigir algumas não conformidades detetadas.
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Keywords
Qualidade total Recursos
