Repository logo
 
Publication

As experiências sensoriais enquanto promotoras do desenvolvimento motor na creche e jardim de infância

dc.contributor.advisorPereira, Ana de Fátima da Costa
dc.contributor.authorNascimento, Inês Ferreira
dc.date.accessioned2021-09-20T12:58:38Z
dc.date.available2021-09-20T12:58:38Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO relatório que irei apresentar é o resultado do projeto de investigação, desenvolvido no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os estágios de intervenção em contexto de creche e jardim de infância, com dois grupos distintos: um grupo com crianças entre os 5 e 12 meses de idade e outro grupo com crianças de 5 anos, existindo alguns elementos a completar esta idade até ao fim do ano 2020. A temática abordada no projeto prende-se na promoção e análise de experiências sensoriais enquanto estímulo do desenvolvimento motor. O projeto de investigação foi realizado de acordo com as orientações e pressupostos da investigação-ação, de forma, neste caso, a potencializar o estímulo do desenvolvimento motor através de experiências sensoriais. Ao longo do relatório serão analisadas as intervenções desenvolvidas em cada contexto, com base na fundamentação teórica recolhida. Para além disso, será também mencionado o papel que o educador de infância apresenta enquanto gestor do currículo na promoção de experiências sensoriais enquanto estímulo para o desenvolvimento motor. Tendo em conta o facto de um dos estágios de intervenção ter sido realizado em contexto pandémico e a influência que a situação exerceu nas intervenções planificadas, será também aprofundado o impacto que a COVID-19 apresenta nos contextos educativos, não só através da análise dessas mesmas intervenções, como através da análise das entrevistas realizadas às educadoras cooperantes.pt_PT
dc.description.abstractThe report that I’m going to present is the result of the research project, carried out through Masters in Pre-School Education, during supervised pedagogical practice in contexts of Nursery and Kindergarten, with distinct groups: one with children between the age of five and twelve months and other group with children of five years old, some turning five until the end of year 2020. The thematic approached in the project is about the influence that sensory experiences exert on promoting the motor development. The research project was accomplished accordingly with the guidelines and assumptions of the investigation-action, to, in this specific case, impulse the stimulus of motor development through sensory experiences. Along the report the interventions carried out in each context will be analyzed, based on theoretical foundation collected. Furthermore, it will also be mentioned the kindergarten teacher role as curriculum manager in the promotion of the sensory experiences as motor development boosters. Considering the fact that one of the supervised pedagogical practices happened during the pandemic and the influence this situation exert in the planned interventions, will also be approached the impact that COVID-19 has on educational contexts, not only via the analysis of those interventions, but also via the analysis of the interviews with the cooperative kindergarten teachers.pt_PT
dc.identifier.tid202766926
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37524
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento e Aprendizagem da Criançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Motor da Criançapt_PT
dc.subjectExperiências Sensoriais e Papel do Educadorpt_PT
dc.subjectInfant Development and Learningpt_PT
dc.subjectInfant Motor Developmentpt_PT
dc.subjectSensory Experiences and Kindergarten Teacher Rolept_PT
dc.titleAs experiências sensoriais enquanto promotoras do desenvolvimento motor na creche e jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatorioFinal.pdf
Size:
2.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format