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Trabalho da educação: acção-humana, não-produtividade e comunidade

dc.contributor.authorXavier Gomes, Elisabete
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa
dc.date.accessioned2019-02-18T15:27:35Z
dc.date.available2019-02-18T15:27:35Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo procura uma conceção de trabalho que seja consistente com uma conceção de educação. Reage a vários problemas fundamentais que estão a fazer a educação sucumbir perante o automatismo, perante a pressão da produtividade e perante a definição estatal e normalizada das características e condições de existência das comunidades profissionais que fazem a educação. Coloca-se perante alguns problemas teóricos e, logo, com fortes reflexos nas vidas dos que se preocupam com o mundo e com a educação como forma de proteger o mundo e de o pôr à disposição dos que têm a capacidade de o reinventar. Explora o problema da profissionalização dos professores pelo modo como se tem visto reduzida a exigências próprias de uma lógica de mercado e com uma certa imposição de mecanismos burocratizantes. Critica o excessivo elogio do trabalho produtivo abrindo espaço para aceitar a não produtividade como característica da ação humana. Questiona o fechamento das comunidades profissionais em educação pelos muros que erguem perante os outros, os não-profissionais, e perante si próprios, aceitando ser representantes de um discurso técnico (re)produzido mecanicamente. Interessa-nos pensar como podemos manter-nos professoras do ensino superior e investigadoras em educação sabendo que o nosso gesto e a nossa voz podem ser representativos de uma comunidade profissional, mas também podem ser mesmo singulares, sem representação e só com presentificação e subjectificação.pt_PT
dc.description.abstractThis article searches for a conception of work that is consistent with a conception of education. Responds to several fundamental problems that are making education succumb before automatism, before the pressure of productivity and before the national state and standard definition of professional communities that make education. It places itself before theoretical problems, with a strong influence in the lives of those who care about the world and about education, in order to protect the world and put it at the disposal of those who have the ability to reinvent it. Explores the problem of teachers’ professionalization, since this has been reduced to the specific requirements of market and to imposing bureaucratic mechanisms. Criticizes the excessive praise of productive work, making room to accept non-productivity as characteristic of human action. The article questions the closure of professional communities in education by walls that rise before others, the non-professional, and before themselves, accepting to be representatives of a technical discourse mechanically (re)produced. We are interested in thinking about how we, higher education teachers and researchers in education, can resist knowing that our action and our voice can be representative of a professional community, but can also be unique without representation and only presentification and subjectification.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25755/int.8464
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27869
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8462pt_PT
dc.subjectTrabalhopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectNão-Produtividadept_PT
dc.subjectWorkpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCommunitypt_PT
dc.subjectNon-productivitypt_PT
dc.titleTrabalho da educação: acção-humana, não-produtividade e comunidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.issueNº 37pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volumevol. 11pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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