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Authors
Abstract(s)
Ultimamente, a conceção do currículo emerge dos campos de discussão e
decisão política dos mais variados pontos do mundo. Para além da intencionalidade
do currículo responder às necessidades e interesses que deveriam estar na
coconstrução do mesmo, esta problemática tem sido refletida por inúmeros autores
desde longa data, dos quais se destacou John Dewey.
Mais do que dar a conhecer os contextos e as práticas de estágio desenvolvidas
no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino
Básico, o presente documento tem como intuito alargar a discussão em torno do
currículo e provocar, além dos que estão diretamente envolvidos nestes processos
educativos, a própria sociedade que continua a ter responsabilidade de assegurar
tanto os interesses das crianças como o futuro democrático da sociedade (Moyles &
Hargreaves, 1998).
Após a reflexão das experiências no contexto de Educação Pré-Escolar, no qual
também se levará a cabo um exercício de investigação de acordo com a escuta das
crianças enquanto ponto de partida para o desenvolvimento de um currículo
emergente, crescerá o interesse na realização de um exercício de reorganização
curricular no Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, do qual se destacarão alguns
desafios lançados aos implicados na construção do mesmo, em prol do
desenvolvimento de práticas educativas de qualidade.
Description
Keywords
Currículo emergente Envolvimento Organização curricular Trabalho de equipa