Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.47 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A partir da década de 90 o ambiente competitivo empresarial tornou-se mais complexo,
imprevisível e inovador com alterações praticamente diárias. A necessidade das empresas
se adaptarem à era da globalização económica, alavancada pelas novas tecnologias de
informação e comunicação, é uma realidade à qual nenhuma empresa consegue escapar.
As denominadas novas tecnologias, assim como as novas formas de organização do
trabalho, têm colocado os métodos tradicionais de gestão das empresas em grandes
dúvidas enquanto método efetivo. Deste modo o modelo VRIO (Valioso, Raro,
Inimitável, Organização) surge como uma evolução, para ser uma resposta mais eficaz
aos desafios diários das empresas pretendendo munir os gestores com um método de
avaliação de gestão que proporciona uma eficaz estratégia com resultados concretizáveis.
Deste modo, este projeto tem por objetivo demonstrar a forma de aplicabilidade do
modelo VRIO na Ageas Seguros Portugal. O estudo em análise pretende demonstrar a
importância do modelo VRIO enquanto método eficaz para alcançar os resultados
esperados pela estratégia da empresa que possibilita obter e garantir uma gestão mais
eficaz para fazer frente aos desafios que se propõe à realidade empresarial dos dias de
hoje. Apoiar toda a empresa apenas no desempenho financeiro não permite garantir a sua
vantagem competitiva sustentável.
Baseado no modelo VRIO de Barney, o projeto iniciou com uma revisão bibliográfica,
posteriormente, uma análise ao sector segurador, seguido de uma análise interna
culminando tudo numa formulação estratégica com recomendações de ações de melhoria.
A metodologia utilizada no estudo de caso foi de natureza qualitativa sendo a parte prática
constituída por meio de dados recolhidos em entrevista à Gestão de Topo, num inquérito
aos Gestores de Equipa e outro inquérito feito à Rede de Mediação Private. Os resultados
da entrevista à Gestão de Topo permitiram identificar de que modo a Ageas tem um
posicionamento competitivo. No inquérito aos 20 Gestores de Equipa apurou-se que
deverá haver maior equidade na formação. E dos 42 mediadores que responderam ao
inquérito foi possível perceber que à necessidade de maior celeridade e qualidade nos
processos internos de subscrição e sinistros de forma a acrescentar valor nos seus clientesalvo, bem como, necessidade de formular uma estratégia suportada na otimização de
recursos e capacidades.
Pretende-se assim que este modelo se revele adequado à empresa, partindo da estratégia
definida pela empresa e permitindo um alinhamento entre os resultados e os objetivos
estratégicos propostos.
Description
Keywords
Recursos Capacidades VRIO Estratégia Vantagem Competitiva Cadeia de Valor Setor Segurador