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Efeito do design da estrutura física do robô na confiança durante uma situação de emergência

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O uso de robôs de serviço tem vindo a aumentar, nomeadamente nas tarefas de alto-risco e em situações de emergência. A confiança nos robôs é um tema pertinente na Interação Humano-Robô (IHR), sendo particularmente importante em situações que ponham o bem-estar e a segurança dos utilizadores em risco. Sabendo que o design da aparência do robô é um dos principais fatores com impacto na confiança, este estudo procurou contribuir para a melhoria da IHR, investigando como esta pode ser afetada pela morfologia do robô (i.e., elementos identificadores do género, olhos, mãos). O estudo decorreu em duas etapas. A primeira, de carácter indutivo, teve por objetivo explorar as perceções dos utilizadores quanto à morfologia de um robô de serviço para uso em situações de emergência. Para o efeito, recorreu-se a um inquérito por questionário, que revelou a preferência por modelos antropomórficos, com ênfase para a presença de olhos e braços. A segunda etapa, de carácter dedutivo, experimental, consistiu na avaliação da confiança (i.e., decisão de seguir as orientações de navegação dadas por um robô de serviço) com recurso a uma simulação de uma evacuação de emergência em Realidade Virtual. Recorreuse a um desenho experimental misto, onde a variável intersujeitos (grupos independentes) foi a existência de olhos no robô e a variável intra-sujeitos (medidas repetidas) foram as affordances do ambiente (i.e., favorável vs desfavorável), através da manipulação de variáveis como iluminação e largura dos corredores. Foi ainda aplicado um questionário pós-teste para se avaliarem aspetos individuais, como as atitudes e crenças face aos robôs. Os resultados sugerem uma influência, estatisticamente significativa, dos olhos na confiança no robô, mas não houve diferenças quanto às affordances do ambiente. Embora os participantes tenham achado o robô demasiado artificial e mecânico, sentiram a necessidade de o seguir. Independentemente da existência de olhos nos robôs, estes produtos parecem ser uma solução promissora para apoio à evacuação de emergência em edifícios complexos. Os resultados deste estudo podem ser informativos para o design de uma IHR de qualidade.
The use of service robots has been increasing, particularly in high-risk tasks and in emergency situations. Confidence in robots is a relevant topic in Human-Robot Interaction (HRI), being particularly important in situations that put the well-being and safety of users at risk. Knowing that the design of the robot's appearance is one of the main factors with an impact on confidence, this study should contribute to an improvement of the HRI, investigating how it can be affected by the robot's morphology (ie, gender identifying elements, eyes, hands). The study took place in two stages. The first, of an inductive nature, aimed to explore the users' perceptions regarding the morphology of a service robot for use in emergency situations. For this purpose, a questionnaire survey was used, which revealed the preference for anthropomorphic models, with emphasis on the presence of eyes and arms. The second stage, of a deductive, experimental nature, consisted of assessing confidence (that is, the decision to follow navigation guidelines given by a service robot) using a simulation of an emergency evacuation in Virtual Reality. A mixed experimental design was used, where the inter-subject variable (independent groups) was the existence of eyes on the robot and the intra-subject variable (repeated measures) were resources of the environment (that is, favorable vs. unfavorable), through the manipulation of variables such as lighting and corridor width. A post-test questionnaire was also sent to assess individual aspects, such as attitudes and beliefs towards robots. The results improve a tuning, statistically decreased, of the eyes in the confidence in the robot, but no differences regarding the features of the environment. Although the participants found the robot too artificial and mechanical, they felt the need to follow it. Regardless of eye-to-eye, these products appear to be a promising solution to support relief emergency evacuation. The results of this study can be informative for the design of a quality HRI.

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Design de interação Interação humano-robô Confiança Robôs sociais Robôs de serviço Realidade virtual

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