Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de projeto tem como objetivo desenvolver um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Estudar em Portugal – Assessoria e Consultoria Educacional, para o ano de 2021. Esta possibilidade surgiu por fazer parte da sua equipe de colaboradores e constatar que as suas escassas ações de marketing, só alcançam uma pequena parte do seu público-alvo. Sendo assim, seus gestores acreditam que seja o momento de investir no planejamento de sua comunicação. Assim, a aplicação deste plano ambiciona aumentar o número de clientes para todos os serviços prestados pela empresa e aumentar a sua notoriedade, tornando-a uma referência para todos os estudantes brasileiros que pretendem fazer um curso superior em Portugal.
Para tornar possível a concretização do plano foi fundamental considerar as particularidades das microempresas de serviços online e as restrições, de tempo e investimento, que essa condição determina. Desta forma, se fez necessário analisar o contexto interno e externo da organização, bem como aprofundar o conhecimento sobre os diferentes segmentos que compõem o seu público-alvo. Para isso, recorreu-se a uma entrevista semiestruturada com um dos seus gestores e um inquérito por questionário dirigido a estudantes brasileiros que cogitam fazer um curso superior em Portugal. A partir da análise dos resultados obtidos foi possível definir os objetivos, as estratégias e o modo de integração do plano de comunicação.
Description
Keywords
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Microempresas de Serviços Online Notoriedade Assessoria e Consultoria Educacional