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“Argusrecycling -Intervenção Ambiental ” Projeto de Investigação-Ação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira | |
dc.contributor.author | Santos, Jorge Miguel de Jesus Silva Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T11:24:55Z | |
dc.date.available | 2020-08-06T11:24:55Z | |
dc.date.issued | 2020-06-24 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende verificar se o projeto “Argusrecycling – Intervenção Ambiental” transformado numa Atividade Socialmente Útil (ASU), constitui uma estratégia/oportunidade de promoção da Qualidade de Vida (QV) dos cidadãos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) do concelho de Arganil, e se simultaneamente, promove a qualidade ambiental desse concelho. O referido projeto, dinamizado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM - Coimbra) na sua Unidade Funcional de Arganil, encontra-se em funcionamento desde o ano 2017. Esta dissertação apoia-se no paradigma qualitativo e tem objetivos descritivos e exploratórios. Utiliza o estudo de caso como metodologia de investigação, tendo como suporte a implementação do referido projeto: Investigação-Ação (IA). O estudo de caso é de tipologia única e tem duas unidades de análise, a primeira tem como sujeitos as pessoas com DID participantes no projeto, e a segunda corresponde à comunidade participante, ou seja: Agrupamento de Escolas de Arganil, empresários, autarquia e juntas de freguesia. Apresenta-se como um estudo hipotético-dedutivo onde a validade das hipóteses formuladas provém de diversas fontes de informação, nomeadamente: inquéritos por questionário de QV aos clientes; inquéritos por questionário de satisfação aos clientes, inquéritos por questionário de satisfação aos parceiros e a análise de conteúdo. A triangulação de métodos e a triangulação teórica vêm garantir a credibilidade e a qualidade da investigação. Os resultados revelam que entre 2017 e 2019, aumentou de 74 para 80 o percentil (médio) da QV dos cidadãos com DID participantes no projeto, existindo uma evolução muito significativa nos domínios da autodeterminação (9), dos direitos (7), do desenvolvimento pessoal (5), do bem-estar emocional (4) e da inclusão social (3). Verifica-se que, atualmente e face à recetividade da comunidade ao projeto, os cidadãos com DID que participam no mesmo, fortaleceram o sentimento de pertença e sentem-se mais incluídos na comunidade, com “abertura” para escolhas e decisões (autodeterminação), vendo os seus direitos reconhecidos (inclusive o direito ao trabalho). Desenvolveram competências pessoais, sociais e profissionais, tornando-se simultaneamente mais exigentes, levando a que os domínios: relações interpessoais e bem-estar material, embora apresentem valores elevados, não evoluíssem como os outros domínios e deste modo continuem a necessitar de intervenção. Constatou-se também que as pessoas com DID, através da sua participação no projeto foram fundamentais para o aumento das taxas de recolha seletiva do concelho, tendo sido enviadas para reciclar mais de 200 Toneladas de materiais. São agora consideradas pela comunidade como “peças” fundamentais, devido à relevância do trabalho desempenhado. Deste modo e com este estudo, é possível afirmar que esta ASU, apoiada no projeto Argusrecycling- Intervenção Ambiental, representa uma oportunidade de melhoria da QV das pessoas com DID, promovendo a qualidade ambiental do concelho de Arganil. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202507777 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33071 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | ambiente | pt_PT |
dc.subject | qualidade de vida | pt_PT |
dc.title | “Argusrecycling -Intervenção Ambiental ” Projeto de Investigação-Ação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
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