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A relação entre a teoria da mente e o jogo simbólico entre os 3 e os 6 anos de idade
dc.contributor.advisor | Silva, Cláudia Susana Rosa Correia da Rocha e | |
dc.contributor.author | Martins, Ana Filipa Dias Cavaleiro | |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T15:54:56Z | |
dc.date.available | 2018-01-22T15:54:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente documento versa sobre a relação entre a Teoria da Mente e o Jogo Simbólico em contexto pré-escolar de um grupo de 23 crianças (15 do sexo feminino e 8 do sexo masculino) entre os 3 e os 6 anos. Esta investigação tem como objetivo relacionar a brincadeira do faz-de-conta com a Teoria da Mente. Isto é, como é que as crianças relacionam o faz-de-conta com a realidade do seu quotidiano e o conhecimento que estas têm de si próprias e dos outros que as rodeiam. O faz-de-conta estimula a criatividade e a imaginação, contudo conduz à descoberta de algumas regras. A Teoria da Mente define-se como um estado mental que permite analisar e explicar determinadas ações humanas, através da linguagem desenvolvida ainda na infância. A aquisição da Teoria da Mente tem um grande impacto no que diz respeito ao desenvolvimento social das crianças, principalmente, nas relações que estas mantêm com os seus pares. Procedeu-se à observação da brincadeira de faz-de-conta e à aplicação de uma tarefa-teste de Teoria da Mente e, posteriormente, analisou-se a existência de relações entre estas. Como resultados verificou-se que não existe correlação entre a variável idade e as variáveis: frequência de conflitos, estratégias de resolução, tempo total com ou sem sucesso na tarefa da “Ana e Maria”. Também não se verificou correlação com a variável género e as estratégias de resolução de conflitos. Contudo, foi possível verificar a existência de duas correlações: a variável sucesso com as estratégias de resolução de conflitos que provocou e a variável sucesso com a variável idade. Deste modo, é possível concluir que o sucesso das tarefas de crença falsa depende da idade da criança. Isto é, quanto mais velha a criança for, mais probabilidade de obter sucesso neste tipo de tarefa a criança tem. Este estudo permitiu verificar que o jogo simbólico é muito importante para a criança, pois ajuda-a a desenvolver as suas habilidades e a conviver com o outro e, assim, ser capaz de compreender os estados mentais dela própria e das outras crianças que a rodeiam. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201005662 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20647 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Faz-de-Conta | pt_PT |
dc.subject | Teoria da Mente | pt_PT |
dc.subject | Fantasia | pt_PT |
dc.subject | Imaginação | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Socialização | pt_PT |
dc.title | A relação entre a teoria da mente e o jogo simbólico entre os 3 e os 6 anos de idade | pt_PT |
dc.title.alternative | Um estudo português | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Mestrado em educação pré-escolar | pt_PT |