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A relação entre a teoria da mente e o jogo simbólico entre os 3 e os 6 anos de idade

dc.contributor.advisorSilva, Cláudia Susana Rosa Correia da Rocha e
dc.contributor.authorMartins, Ana Filipa Dias Cavaleiro
dc.date.accessioned2018-01-22T15:54:56Z
dc.date.available2018-01-22T15:54:56Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente documento versa sobre a relação entre a Teoria da Mente e o Jogo Simbólico em contexto pré-escolar de um grupo de 23 crianças (15 do sexo feminino e 8 do sexo masculino) entre os 3 e os 6 anos. Esta investigação tem como objetivo relacionar a brincadeira do faz-de-conta com a Teoria da Mente. Isto é, como é que as crianças relacionam o faz-de-conta com a realidade do seu quotidiano e o conhecimento que estas têm de si próprias e dos outros que as rodeiam. O faz-de-conta estimula a criatividade e a imaginação, contudo conduz à descoberta de algumas regras. A Teoria da Mente define-se como um estado mental que permite analisar e explicar determinadas ações humanas, através da linguagem desenvolvida ainda na infância. A aquisição da Teoria da Mente tem um grande impacto no que diz respeito ao desenvolvimento social das crianças, principalmente, nas relações que estas mantêm com os seus pares. Procedeu-se à observação da brincadeira de faz-de-conta e à aplicação de uma tarefa-teste de Teoria da Mente e, posteriormente, analisou-se a existência de relações entre estas. Como resultados verificou-se que não existe correlação entre a variável idade e as variáveis: frequência de conflitos, estratégias de resolução, tempo total com ou sem sucesso na tarefa da “Ana e Maria”. Também não se verificou correlação com a variável género e as estratégias de resolução de conflitos. Contudo, foi possível verificar a existência de duas correlações: a variável sucesso com as estratégias de resolução de conflitos que provocou e a variável sucesso com a variável idade. Deste modo, é possível concluir que o sucesso das tarefas de crença falsa depende da idade da criança. Isto é, quanto mais velha a criança for, mais probabilidade de obter sucesso neste tipo de tarefa a criança tem. Este estudo permitiu verificar que o jogo simbólico é muito importante para a criança, pois ajuda-a a desenvolver as suas habilidades e a conviver com o outro e, assim, ser capaz de compreender os estados mentais dela própria e das outras crianças que a rodeiam.pt_PT
dc.identifier.tid201005662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20647
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFaz-de-Contapt_PT
dc.subjectTeoria da Mentept_PT
dc.subjectFantasiapt_PT
dc.subjectImaginaçãopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.titleA relação entre a teoria da mente e o jogo simbólico entre os 3 e os 6 anos de idadept_PT
dc.title.alternativeUm estudo portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado em educação pré-escolarpt_PT

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