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Authors
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Abstract(s)
A forma de desenvolver e implementar produtos e processos inovadores representa uma
questão fulcral à qual as empresas estão obrigadas a dar resposta. Este trabalho procurou
aumentar o conhecimento existente em torno deste tema, estudando a relação entre as fontes
de inovação e a introdução de tipos de inovação específicos.
Através de um estudo empírico realizado numa empresa do setor de componentes para
automóveis, foram recolhidos e tratados os dados necessários para responder ao problema
de investigação. Com vista a contextualizar os resultados, foi feita uma caracterização da
empresa objeto do estudo e dos seus projetos de I&D. A informação recolhida permitiu
concluir que se trata de uma empresa com uma forte cultura inovadora.
O estudo foi realizado com recurso a estatística descritiva e inferencial, e permitiu observar
uma relação entre as instituições de ensino superior e as inovações que não são de produto.
Nas inovações que não são de processo, foi observada uma relação com empresas afiliadas.
No que respeita ao grau de novidade, e ao nível externo, os clientes e as publicações,
conferências e feiras foram associadas à introdução de inovações radicais. Ao nível interno,
foi observada uma relação entre os indivíduos a introdução deste tipo de inovações.
Quanto às características das equipas de I&D e à forma como estas podem influenciar a
introdução de determinados tipos de inovação, verificou-se que os elementos com
habilitações académicas ao nível da especialização profissional determinam a introdução de
inovações com um grau de novidade incremental.
Description
Keywords
Inovação Tipos de inovação Fontes de inovação Gestão da inovação Equipas de I&D