Repository logo
 
Publication

Parecer dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à inclusão de alunos sobredotados na sala de aula

dc.contributor.authorPerdiz, Teresa
dc.date.accessioned2012-08-08T12:17:52Z
dc.date.available2012-08-08T12:17:52Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto de estudo a Sobredotação, nomeadamente a inclusão de crianças sobredotadas nas salas de aula do 1.º Ciclo. Em Portugal, o estudo da sobredotação tem sido alvo de um esforço e interesse contínuo por parte da comunidade científica. O caso da precocidade do desenvolvimento psicológico, e a possibilidade de uma entrada antecipada na escola, demonstra uma área em que a legislação educacional apresenta, no nosso país, alguma atenção educativa diferenciada aos alunos sobredotados. Deste modo e sendo uma realidade a permanência destes alunos na escola regular, é pertinente investigar qual a atitude dos professores face a esta temática. Para esse efeito utilizou-se uma amostra constituída por cento e trinta seis professores do 1.º Ciclo do ensino Básico, que responderam a um questionário constituído por duas partes. Deste estudo, podemos concluir, principalmente, que: 1) as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE, não são influenciadas pelo fator idade; 2) os professores reconhecem a importância da sala de aula para os alunos com NEE; 3) os professores sem especialização em Educação Especial não conhecem todas as caraterísticas e necessidades dos sobredotados; 4) a presença de sobredotados numa turma do regular beneficia os restantes alunos; 5) as escolas não possuem apoios, quer materiais, quer humanos para a inclusão de sobredotados; 6) os professores reconhecem a importância da formação para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2496
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectSobredotadopor
dc.subjectEnsino básico 1° ciclopor
dc.titleParecer dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à inclusão de alunos sobredotados na sala de aulapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TeresaPerdiz.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: