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Aumentar a percepção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da little room
dc.contributor.advisor | Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960- | |
dc.contributor.author | Mendes, Marlise Isabel de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T13:49:46Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T13:49:46Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Aumentar a perceção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da Little Room”, é a temática deste trabalho de projeto, no qual se pretende dar a conhecer a especificidade desta problemática, através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e, por esse motivo, atuais e pertinentes para os profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho procurou-se compreender de que forma a inclusão na creche de uma criança portadora de deficiência está a contribuir para o seu desenvolvimento, bem como analisar o conceito de envolvimento, avaliando a progressão das suas aprendizagens, principalmente as sensoriais. Este projeto está organizado como um estudo de caso, dado que recorrerá a uma metodologia que aposta na observação em profundidade de uma criança com lisencefalia por forma a descrever e compreender os seus comportamentos, bem como os contextos onde ocorrem e os vários factores envolvidos nas situações. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi uma Checklist adaptada do desenvolvimento sensorial da “Raising a Sensory Smart Child”, Biel & Peske (2005) e da “Grelha dos resultados das categorias da Drª Lilli Nielsen” (1993). Além disto foi feita uma entrevista estruturada à mãe. A utilização desta Checklist permitiu verificar que a criança observada se envolveu de uma forma muito positiva, apontando embora para resultados oscilantes no ambiente individual, no ambiente familiar e no ambiente de sala. Considera-se também que esta criança está integrada em contexto de creche consegue adquirir algumas competências delineadas para o seu nível mental/cognitivo e motor. A Little Room ajudou a criança a explorar alguns objetos mais próximos e a observar que tem preferência por um brinquedo, o cubo sonoro. A família é o núcleo crucial para o desenvolvimento da criança e verificou-se que a participação e colaboração da mãe no processo foi um fator decisivo na promoção do desenvolvimento desta criança com Lisencefalia, bem como a intervenção dos técnicos envolvidos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335085 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12844 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Lisencefalia | pt_PT |
dc.subject | Síndroma de West | pt_PT |
dc.subject | Crianças Deficientes | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento das Competências | pt_PT |
dc.title | Aumentar a percepção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da little room | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial |