Repository logo
 
Publication

Aumentar a percepção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da little room

dc.contributor.advisorLopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-
dc.contributor.authorMendes, Marlise Isabel de Jesus
dc.date.accessioned2016-04-04T13:49:46Z
dc.date.available2016-04-04T13:49:46Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAumentar a perceção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da Little Room”, é a temática deste trabalho de projeto, no qual se pretende dar a conhecer a especificidade desta problemática, através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e, por esse motivo, atuais e pertinentes para os profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho procurou-se compreender de que forma a inclusão na creche de uma criança portadora de deficiência está a contribuir para o seu desenvolvimento, bem como analisar o conceito de envolvimento, avaliando a progressão das suas aprendizagens, principalmente as sensoriais. Este projeto está organizado como um estudo de caso, dado que recorrerá a uma metodologia que aposta na observação em profundidade de uma criança com lisencefalia por forma a descrever e compreender os seus comportamentos, bem como os contextos onde ocorrem e os vários factores envolvidos nas situações. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi uma Checklist adaptada do desenvolvimento sensorial da “Raising a Sensory Smart Child”, Biel & Peske (2005) e da “Grelha dos resultados das categorias da Drª Lilli Nielsen” (1993). Além disto foi feita uma entrevista estruturada à mãe. A utilização desta Checklist permitiu verificar que a criança observada se envolveu de uma forma muito positiva, apontando embora para resultados oscilantes no ambiente individual, no ambiente familiar e no ambiente de sala. Considera-se também que esta criança está integrada em contexto de creche consegue adquirir algumas competências delineadas para o seu nível mental/cognitivo e motor. A Little Room ajudou a criança a explorar alguns objetos mais próximos e a observar que tem preferência por um brinquedo, o cubo sonoro. A família é o núcleo crucial para o desenvolvimento da criança e verificou-se que a participação e colaboração da mãe no processo foi um fator decisivo na promoção do desenvolvimento desta criança com Lisencefalia, bem como a intervenção dos técnicos envolvidos.pt_PT
dc.identifier.tid201335085
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12844
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectLisencefaliapt_PT
dc.subjectSíndroma de Westpt_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das Competênciaspt_PT
dc.titleAumentar a percepção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da little roompt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARLISE_MENDES.pdf
Size:
4.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: