Repository logo
 
Publication

Analytics applied to tourism

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Lopes de
dc.contributor.advisorPanda, Renato Eduardo Silva
dc.contributor.authorCoelho, Miguel Filipe Redol Cotralha Inácio
dc.date.accessioned2019-05-20T15:22:32Z
dc.date.available2019-05-20T15:22:32Z
dc.date.issued2018-11
dc.description.abstractNos últimos anos tem-se assistido a uma enorme influência das novas tecnologias sobre os diversos sectores da sociedade. O sector do turismo não é exceção. Nos dias que correm o turista procura melhores ferramentas que tornem a sua visita numa experiência inesquecível, seja pela fotografia, vídeo ou experiências de realidade virtual. O turismo de hoje procura acompanhar as inovações tecnológicas e ao longo dos últimos anos têm sido utilizadas diversas tecnologias que permitem uma maior interação entre o turista e os seus locais de visita. Este tipo de soluções oferece dois grandes benefícios: permitem ao turista aceder, de forma facilitada, a informação personalizada e, por outro lado, permitem a recolha de informação estatística sobre os próprios turistas, podendo esta servir para melhorar a própria oferta turística. No entanto, a maioria das soluções atuais tem-se focado sobretudo no primeiro ponto, não havendo ainda grandes soluções em funcionamento para a analítica de dados ao serviço do turismo. Este projeto aborda o tema da analítica de dados sobre turismo. Para tal foram estudadas e implementadas soluções tecnológicas que permitam ao operador turístico extrair informações e conhecimento sobre os seus visitantes, auxiliando-o em decisões futuras. Neste caminho, foram abordadas as diversas fases de um projeto de inteligência de negócio, desde a recolha de dados, criando mecanismos para garantir o correto funcionamento e maximizar a capacidade do sistema, até à fase final, fornecendo ferramentas que permitem explorar dados históricos e em tempo real. Estes mecanismos foram testados, estando implementados em cenário real no projeto “MovTour”. São ainda sugeridas possíveis soluções e demonstrados alguns conceitos para a previsão de dados futuros com base no conjunto de dados históricos.pt_PT
dc.identifier.tid202231437pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28603
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectAnalíticapt_PT
dc.subjectBigDatapt_PT
dc.subjectAnálise em tempo realpt_PT
dc.titleAnalytics applied to tourismpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática - Internet das Coisaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Analytics Applied to Tourism - Miguel Coelho.pdf
Size:
2.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: