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Abstract(s)
O presente trabalho surge da necessidade de compreender e de averiguar qual o instrumento musical mais adequado para a iniciação à prática instrumental da flauta transversal e que metodologias de ensino se enquadram com a docência da disciplina de flauta transversal nos anos iniciais de formação. Para tal, pretende-se verificar, através do ensino em grupo, se a utilização da flauta fife nos anos iniciais é um instrumento musical capaz de dar resposta às necessidades da aprendizagem do ensino da flauta transversal no ensino artístico especializado da música, tendo em consideração as suas caraterísticas físicas e as suas técnicas de aprendizagem. A Prática de Ensino Supervisionada serviu como campo de atuação para a implementação da investigação-ação do projeto, recorrendo a técnicas de recolha de dados como a observação direta e participativa na sala de aula e a análise de inquéritos por questionários realizados quer a docentes quer a encarregados de educação e discente participantes na investigação. Os resultados obtidos mostram que o ensino em grupo facilitou o processo de aprendizagem do instrumento, embora o próprio instrumento apresente limitações quanto à altura dos sons, afinação e execução técnica.
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Flauta fife Ensino em Grupo Metodologias