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Promoção do Contato Pele-a-Pele e Vínculo afetivo

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O ser humano, quando nasce, tem um “período sensível” que quando não atendido sob a forma de contato pele-a-pele, pode influenciar negativamente a adaptação extrauterina, trazendo repercussões psicofisiológico futuras na criança (Moore et al., 2012). A oxitocina endógena, a hormona do amor, desperta sentimentos maternais assim que a puérpera toca, cheira e amamenta o recém-nascido. Esta ligação mãe-filho possibilita, o estabelecimento do vínculo afetivo e uma melhor compreensão das necessidades do bebé facilitando assim, o desempenho do papel materno (Uvnäs-Moberg, 1998; Lana, 2001; Puig & Sguassero, 2007). Este documento é parte integrante do plano de estudos do Curso de Mestrado e Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e descreve o trajeto de aprendizagem realizado nos Serviços de Urgência de Obstetrícia/Ginecologia e Bloco de Partos de duas instituições de saúde díspares Para a realização do presente relatório, optou-se pela metodologia qualitativa, descritiva e reflexiva das atividades previamente estruturadas a partir da Revisão da Literatura para o Ensino Clínico Estágio com Relatório. A revisão da literatura foi realizada na plataforma EBSCOHost (CINAHL Plus With Full Text e MEDLINE With Full Text, Cochrane e MedicLatina), tendo sido selecionados onze artigos que respondiam à seguinte questão norteadora: “Quais as intervenções do EEESMO que promovem o contato precoce pele-apele e o vínculo afetivo entre a díade mãe-filho?”. Os resultados obtidos através da análise de narrativas reflexivas permitiram concluir que as intervenções do Enfermeiro Obstetra são propulsoras de mudanças no grupo alvo, a Mulher. Mesmo as progenitoras que desconheciam as diretrizes mundiais para a execução do contato pele-a-pele, quando devidamente informadas, demonstraram desejo em realizá-lo com os seus filhos logo após o nascimento e revelaram comportamentos compatíveis com a afeto materno.

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Keywords

Contato Pele-a-pele, Vínculo Afetivo, Nascimento

Pedagogical Context

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