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Governo das sociedades: transparĂȘncia ou marketing

dc.contributor.advisorGóis, Cristina Maria Gabriel Gonçalvespt_PT
dc.contributor.authorFaria, Isilda Maria Vieira
dc.date.accessioned2016-02-26T18:27:20Z
dc.date.available2016-02-26T18:27:20Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo ser mais um contributo para o estudo da temĂĄtica de governo das sociedades relativamente Ă s empresas cotadas portuguesas. Pretendia-se responder Ă s questĂ”es: A maior qualidade da informação financeira estĂĄ associada a maiores nĂ­veis de bom governo? A crescente importĂąncia e implementação das regras de bom governo, ocorridas na Ășltima dĂ©cada, estĂŁo associadas a um maior nĂ­vel de qualidade da informação financeira? Com vista a alcançar o nosso objetivo definimos uma amostra representativa das sociedades cotadas na Euronext Lisbon, com base na qual procedemos Ă  anĂĄlise da relação entre as caracterĂ­sticas do governo dessas sociedades e a qualidade da informação financeira por elas evidenciada para o perĂ­odo 2009-2013. Nenhuma das hipĂłteses definidas inicialmente se verificou verdadeira. Face aos resultados obtidos, concluĂ­mos que para as empresas portuguesas com valores cotados nos anos mais recentes as caracterĂ­sticas do governo das sociedades continuam sem ter uma relação positiva com a qualidade da informação financeira. Quando foi realizado um estudo comparativo utilizando um horizonte de 20 anos, os resultados mostram que malgrado um aumento da qualidade contabilĂ­stica estar associada Ă s maiores empresas, que nĂŁo se verificava anteriormente, continuou a nĂŁo se encontrar relaçÔes estatĂ­sticas que comprovem que o cumprimento das melhores prĂĄticas de governação internacionais se traduz numa melhoria da informação financeira apresentada por essas empresas. Assim sendo, podemos afirmar que apesar dos regulamentos terem evoluĂ­do para a existĂȘncia de um bom governo das sociedades, continua a haver falta de transparĂȘncia nas informaçÔes apresentadas pelo que se pode concluir que o relatĂłrio de governo das sociedades Ă© um instrumento de marketing para iludir a perceção dos utentes dessa informação.pt_PT
dc.identifier.tid201060850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11474
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGoverno das sociedadespt_PT
dc.subjectManipulação dos resultadospt_PT
dc.subjectAcréscimos discricionåriospt_PT
dc.titleGoverno das sociedades: transparĂȘncia ou marketingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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