Repository logo
 
Publication

O diretor de turma como construtor de sucessos

dc.contributor.authorBouzó, Dulce Gracia González
dc.date.accessioned2017-11-21T11:49:15Z
dc.date.available2017-11-21T11:49:15Z
dc.date.issued2017-11-07
dc.description.abstractPodemos dizer que o nosso trabalho se prende com o estudo do diretor de turma desde a sua integração legislativa para as suas funções profissionais, assim como a sua situação entre pares, a colaboração com os discentes e o papel social através dos Encarregados de Educação. Perante a nossa realidade profissional, elaborámos este estudo de natureza qualitativa, no qual se pretende constatar o sucesso do Diretor de Turma, neste caso numa turma do 2º ciclo. Este estudo prende-se com o estudo dos DT’s construtores de sucesso, num ambiente TEIP.O estudo realizou-se com DT’s única e exclusivamente do segundo ciclo, visto visto ser o grau que lecciono.Abrange todos os tipos de variantes de ensino do segundo ciclo, assim como os diferentes tipos de contratações. O público-alvo é os DT’s numa escola integrada de Terrritório Educativo de intervenção Prioritária na zona de Lisboa oriental (TEIP). Tem como principais objetivos, o estudo da história dos DT’s, a relação dos DT’s com o conselho de Turma e a relação do DT com os EE’s. Para assim junto de outros objetivos averiguar e determinar a situação do sucesso do DT como construtor de sucessos. Os métodos utilizados para o nosso estudo foram, entrevistas, documentos institucionais questionários entre outros. Chegamos a conclusão que o DT necessita ser autodidácta para exercer as suas funções, o corpo docente colaborar afincadamente para que o DT possa construir sucessos. Considera-se que os EE necessitam formação para poder exercer de EE pois têm dificuldade em desempenhar as suas funções e vão pedir ajuda à escola. Os DT’s consideram ‘dificil’, árduo, complicado chegar às vezes aos alunos através dos EE, mas têm a colaboração do conselho pedagógico. Os DT’s que participaram no estudo têm idades compreendidas entre os 36 e os 57 anos consideram o seu dever cumprido e os objetivos alcançados. Dos resultados obtidos, e à luz do enquadramento teórico em que em que se baseou este estudo, os respondentes consideraram a necessidade da formação contínua para exercer o cargo de Diretor de Turma pouco relevante. O papel supervisivo do Diretor de Turma prende-se com o apoio aos Diretores de Turma aos encarregados de educação no desempenho das suas funções. Supervisionar é planear, organizar e avaliar. Os Diretores de Turma necessitam colaborar com seus alunos, pares e encarregados de Educação para po-los a trabalhar em interação de modo a alcançar o sucesso educativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201760363
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19448
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectsupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectdiretor de turmapt_PT
dc.titleO diretor de turma como construtor de sucessospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesis

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dulce Bouzó.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: