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O diretor de turma como construtor de sucessos
dc.contributor.author | Bouzó, Dulce Gracia González | |
dc.date.accessioned | 2017-11-21T11:49:15Z | |
dc.date.available | 2017-11-21T11:49:15Z | |
dc.date.issued | 2017-11-07 | |
dc.description.abstract | Podemos dizer que o nosso trabalho se prende com o estudo do diretor de turma desde a sua integração legislativa para as suas funções profissionais, assim como a sua situação entre pares, a colaboração com os discentes e o papel social através dos Encarregados de Educação. Perante a nossa realidade profissional, elaborámos este estudo de natureza qualitativa, no qual se pretende constatar o sucesso do Diretor de Turma, neste caso numa turma do 2º ciclo. Este estudo prende-se com o estudo dos DT’s construtores de sucesso, num ambiente TEIP.O estudo realizou-se com DT’s única e exclusivamente do segundo ciclo, visto visto ser o grau que lecciono.Abrange todos os tipos de variantes de ensino do segundo ciclo, assim como os diferentes tipos de contratações. O público-alvo é os DT’s numa escola integrada de Terrritório Educativo de intervenção Prioritária na zona de Lisboa oriental (TEIP). Tem como principais objetivos, o estudo da história dos DT’s, a relação dos DT’s com o conselho de Turma e a relação do DT com os EE’s. Para assim junto de outros objetivos averiguar e determinar a situação do sucesso do DT como construtor de sucessos. Os métodos utilizados para o nosso estudo foram, entrevistas, documentos institucionais questionários entre outros. Chegamos a conclusão que o DT necessita ser autodidácta para exercer as suas funções, o corpo docente colaborar afincadamente para que o DT possa construir sucessos. Considera-se que os EE necessitam formação para poder exercer de EE pois têm dificuldade em desempenhar as suas funções e vão pedir ajuda à escola. Os DT’s consideram ‘dificil’, árduo, complicado chegar às vezes aos alunos através dos EE, mas têm a colaboração do conselho pedagógico. Os DT’s que participaram no estudo têm idades compreendidas entre os 36 e os 57 anos consideram o seu dever cumprido e os objetivos alcançados. Dos resultados obtidos, e à luz do enquadramento teórico em que em que se baseou este estudo, os respondentes consideraram a necessidade da formação contínua para exercer o cargo de Diretor de Turma pouco relevante. O papel supervisivo do Diretor de Turma prende-se com o apoio aos Diretores de Turma aos encarregados de educação no desempenho das suas funções. Supervisionar é planear, organizar e avaliar. Os Diretores de Turma necessitam colaborar com seus alunos, pares e encarregados de Educação para po-los a trabalhar em interação de modo a alcançar o sucesso educativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201760363 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19448 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | diretor de turma | pt_PT |
dc.title | O diretor de turma como construtor de sucessos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis |