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“Organizar o espaço da sala de actividades com (e não para) as crianças”, título do nosso relatório, reflete as oportunidades que ‘dão voz às crianças’ no âmbito da gestão e organização do ambiente educativo, mais particularmente, do espaço da sala de atividades.
Este projeto desenvolveu-se com um grupo de vinte e três crianças em idade pré-escolar (3-6 anos), numa instituição da rede pública, no concelho de Portalegre.
O Relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte em que fundamentamos teoricamente o tema escolhido para este projeto, abordando não só as diversas teorias do desenvolvimento humano que referenciam o ambiente como condicionante do desenvolvimento e da aprendizagem da criança pequena, como também a noção de espaço e a sua organização. Referimo-nos, também, aos elementos condicionantes da sua organização e aos modelos pedagógicos para a Educação de Infância.
Na segunda parte, apresentamos o percurso e o contexto em que se desenvolveu o projeto de investigação-ação, identificando e justificando a metodologia a que recorremos.
O projeto pretendeu constituir-se como um apoio às nossas práticas enquanto estudante do Mestrado e futura profissional de educação, tendo por base as pedagogias participativas da infância e destacando a metodologia da investigação-ação.
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ambiente educativo espaço educativo gestão e organização educador de infância crianças