| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O “Engagement” é um produto concebido e sequenciado a partir de práticas
existentes numa Instituição que pode conduzir ao insucesso do colaborador. Práticas essas
que estão na raiz da desmotivação, poucas oportunidades, pouca integração e consequente
insatisfação dos colaboradores.
Para além disto, o “Engagement” é importante para perceber se realmente os
colaboradores estão comprometidos com a cultura organizacional e com os objetivos
delineados num determinado período de tempo. A cultura organizacional vem do carácter
da própria organização, ou seja, a predominância da sua missão e visão. Existem
colaboradores que podem não se identificar com aquela cultura.
Naturalmente, a motivação dos colaboradores é determinante no processo de
trabalho, uma vez que eles são o capital da organização. Sem eles, não se consegue
produzir e obter resultados mensuráveis.
Nesta sequência, as demissões podem ser marcadas por insucessos consecutivos.
Qualquer instituição não está preparada para despedir ou ter o conhecimento de
colaboradores com intenção de se despedirem. Portanto, o maior problema das
organizações é certamente gerir o seu “Turnover”. Porém, para isso, têm de perceber as
origens das demissões dos colaboradores e pensarem nas possíveis soluções para evitar
essas demissões.
As remunerações são, em grande parte, uma peça-chave para atrair e reter os
colaboradores numa organização. Ou seja, remunerações baixas são altamente
prejudiciais e, consequentemente, podem levar a possíveis demissões; enquanto
remunerações maiores mais provavelmente conseguirão a permanência dos
colaboradores.
Para tal, é necessário perceber a importância de alguns indicativos como a
insatisfação, desmotivação, descomprometimento, a desintegração e a falta de empenho
no trabalho realizado. Estes aspetos, para além de afetar a nível interno a organização,
também tem repercussões a nível externo.
Por último, com a análise destes fatores podem ser detetados possíveis problemas
na organização e encontrada a forma como solucioná-los. Para tal, uma organização que
esteja com problemas de “Turnover” elevados, será necessário uma reavaliação e controlo, de forma a implementar um sistema adequado à cultura organizacional e a uma
reestruturação, tanto de hierarquias, processos de trabalho, e uma gestão de desempenho
baseadas no entendimento das necessidades dos colaboradores.
Description
Keywords
Engagement Satisfação Motivação Comunicação Turnover
