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Implementação do modelo de engagement na Cooperativa Agrícola da Tocha

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Abstract(s)

O “Engagement” é um produto concebido e sequenciado a partir de práticas existentes numa Instituição que pode conduzir ao insucesso do colaborador. Práticas essas que estão na raiz da desmotivação, poucas oportunidades, pouca integração e consequente insatisfação dos colaboradores. Para além disto, o “Engagement” é importante para perceber se realmente os colaboradores estão comprometidos com a cultura organizacional e com os objetivos delineados num determinado período de tempo. A cultura organizacional vem do carácter da própria organização, ou seja, a predominância da sua missão e visão. Existem colaboradores que podem não se identificar com aquela cultura. Naturalmente, a motivação dos colaboradores é determinante no processo de trabalho, uma vez que eles são o capital da organização. Sem eles, não se consegue produzir e obter resultados mensuráveis. Nesta sequência, as demissões podem ser marcadas por insucessos consecutivos. Qualquer instituição não está preparada para despedir ou ter o conhecimento de colaboradores com intenção de se despedirem. Portanto, o maior problema das organizações é certamente gerir o seu “Turnover”. Porém, para isso, têm de perceber as origens das demissões dos colaboradores e pensarem nas possíveis soluções para evitar essas demissões. As remunerações são, em grande parte, uma peça-chave para atrair e reter os colaboradores numa organização. Ou seja, remunerações baixas são altamente prejudiciais e, consequentemente, podem levar a possíveis demissões; enquanto remunerações maiores mais provavelmente conseguirão a permanência dos colaboradores. Para tal, é necessário perceber a importância de alguns indicativos como a insatisfação, desmotivação, descomprometimento, a desintegração e a falta de empenho no trabalho realizado. Estes aspetos, para além de afetar a nível interno a organização, também tem repercussões a nível externo. Por último, com a análise destes fatores podem ser detetados possíveis problemas na organização e encontrada a forma como solucioná-los. Para tal, uma organização que esteja com problemas de “Turnover” elevados, será necessário uma reavaliação e controlo, de forma a implementar um sistema adequado à cultura organizacional e a uma reestruturação, tanto de hierarquias, processos de trabalho, e uma gestão de desempenho baseadas no entendimento das necessidades dos colaboradores.

Description

Keywords

Engagement Satisfação Motivação Comunicação Turnover

Pedagogical Context

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