Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
982.08 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, no Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, do Instituto Piaget Almada, no ano letivo 2018/2019.
O trabalho está estruturado em duas partes. A primeira parte reflete todo o trabalho de desenvolvimento acerca do ensino e da aprendizagem efetuada durante a Prática de Ensino Supervisionada, cujas aulas foram observadas entre Setembro de 2018 e Junho de 2019, na Academia de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha com o Orientador Cooperante, Mestre Ana Guerreiro.
Na segunda parte, é apresentado o tema de investigação, com o título “Benefícios da Música de Conjunto, no 2º Ciclo do Ensino Básico”. O tema retrata os benefícios educacionais e técnicos de tocar em conjunto, além da comunicação entre membros de um grupo durante um ensaio, também retrata a questão de liderança entre membros de uma classe de conjunto ou mesmo alguns apontamentos sobre o maestro e a relação com um grupo de música de conjunto. É indicado um líder para ajudar os alunos nas entradas de frases musicais, nas pausas, nos finais, na forma de comunicação perante outros elementos.
O fator motivacional é indispensável para o aluno ter o gosto de aprender, e evoluir na aprendizagem de um instrumento musical. Ainda na segunda parte, são analisados alguns fatores motivacionais dos alunos, como por exemplo, ter em conta o seu quotidiano e os seus focos de motivação. Este trabalho descreve ainda, um pouco do trabalho de alguns pedagogos e seus métodos no ensino da guitarra, onde incluíram música de conjunto.
O trabalho reflete como o simples fato de tocar em conjunto, pode, na realidade, ser um fator motivacional para o ensino de aulas de instrumento isolado, e os benefícios que o aluno pode extrair nesta particularidade, tanto no fator técnico, como musical. Foi feito um inquérito a alunos do ensino de música, questionando sobre o gosto, ou não, de tocar numa classe prática de conjunto.
Description
Keywords
Benefícios de prática de conjunto Ensemble Guitarra Motivação Música de câmara