Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Benefícios da musica de conjunto, no 2º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Jorge Mendonça.pdf982.08 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, no Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, do Instituto Piaget Almada, no ano letivo 2018/2019. O trabalho está estruturado em duas partes. A primeira parte reflete todo o trabalho de desenvolvimento acerca do ensino e da aprendizagem efetuada durante a Prática de Ensino Supervisionada, cujas aulas foram observadas entre Setembro de 2018 e Junho de 2019, na Academia de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha com o Orientador Cooperante, Mestre Ana Guerreiro. Na segunda parte, é apresentado o tema de investigação, com o título “Benefícios da Música de Conjunto, no 2º Ciclo do Ensino Básico”. O tema retrata os benefícios educacionais e técnicos de tocar em conjunto, além da comunicação entre membros de um grupo durante um ensaio, também retrata a questão de liderança entre membros de uma classe de conjunto ou mesmo alguns apontamentos sobre o maestro e a relação com um grupo de música de conjunto. É indicado um líder para ajudar os alunos nas entradas de frases musicais, nas pausas, nos finais, na forma de comunicação perante outros elementos. O fator motivacional é indispensável para o aluno ter o gosto de aprender, e evoluir na aprendizagem de um instrumento musical. Ainda na segunda parte, são analisados alguns fatores motivacionais dos alunos, como por exemplo, ter em conta o seu quotidiano e os seus focos de motivação. Este trabalho descreve ainda, um pouco do trabalho de alguns pedagogos e seus métodos no ensino da guitarra, onde incluíram música de conjunto. O trabalho reflete como o simples fato de tocar em conjunto, pode, na realidade, ser um fator motivacional para o ensino de aulas de instrumento isolado, e os benefícios que o aluno pode extrair nesta particularidade, tanto no fator técnico, como musical. Foi feito um inquérito a alunos do ensino de música, questionando sobre o gosto, ou não, de tocar numa classe prática de conjunto.

Description

Keywords

Benefícios de prática de conjunto Ensemble Guitarra Motivação Música de câmara

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License