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Abstract(s)
O Betão é um dos materiais mais utilizados na indústria da construção. Pode combinar-se com
outros materiais (como o aço) para compensar algumas das suas características menos vantajosas,
como a sua reduzia resistência à tração e o comportamento pouco dúctil. Nas últimas décadas, tem
se assistido ao desenvolvimento de bentões com incorporação de diferentes tipos de fibras, melhorando
algumas dessas desvantagens e possibilitando a redução ou eliminação das armaduras
convencionais.
Neste contexto, apresenta-se nesta dissertação um estudo experimental para avaliar a
possibilidade de utilizar pré lajes constituídas por Betão com adição de fibras sintéticas como cofragens
perdidas para a Betonagem da laje de tabuleiro de uma ponte a construir em ambiente marítimo.
Primeiramente determinaram-se as propriedades mecânicas de Betão simples (como referência) e de
Betão com duas dosagens de fibras de poliolefinas (6 kg/m3 e 10 kg/m3). De seguida, foram realizados
ensaios de flexão em pré lajes constituídas pelos 3 tipos de Betão com dimensões 100 × 50 × 5 cm3
definidos a partir do caso de estudo, sujeitas a diferentes tipos de carregamento e condições de apoio,
que, além de tentarem simular aproximadamente as ações a que serão sujeitas no caso de estudo,
pretenderam simular outras possíveis aplicações.
Os resultados obtidos nos ensaios mostraram um aumento da carga máxima e da resistência
residual pós fissuração com o aumento da dosagem de fibras. Observou-se ainda que nas pé lajes
de Betão com fibras foi possível atingir níveis de ductilidade consideráveis. Finalmente, concluiu-se
que as pré lajes estudadas apresentam uma resistência suficiente para suportar as ações impostas
durante a fase de Betonagem da laje do tabuleiro da ponte.
