Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Breve reflexão sobre colaborações entre agências de publicidade em Portugal e Angola através do conceito de lusofonia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SaraRamos_RelatorioEstagio_FINAL.pdf1.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O relatório, com o título Breve Reflexão sobre Colaborações entre Agências de Publicidade em Portugal e Angola através do conceito de Lusofonia, enquadra e analisa alguns dos desafios com que as agências de publicidade em Portugal se deparam quando comunicam para o mercado angolano, e que pude constatar no âmbito do estágio curricular que realizei, entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, na agência de publicidade Creation Agency, em Lisboa. A partir de uma seleção de projetos que desenvolvi nesta agência e em estreita relação com a sua correspondente em Luanda, reflito sobre, para melhor compreender, os desafios que se colocam na criação de produtos de design e publicidade para a sociedade angolana. Parece-me que dois dos maiores desafios que as agências experimentam, estão relacionados com o facto de Portugal e Angola partilharem a mesma língua oficial, e de estarem enquadrados num conceito de lusofonia, mas de apresentarem realidades culturais distintas, que influenciam a forma de fazer e receber design e publicidade. O outro grande desafio em mãos refere-se às características e à qualidade da comunicação que se estabelece entre as culturas institucionais das agências envolvidas num processo de criação e empresarial deste tipo. Com este relatório espero ter contribuído para uma compreensão mais apurada das exigências e especificidades da comunicação entre agências, no estimulante processo de desenvolvimento de projetos de design e publicidade, entre países associados ao conceito de lusofonia, como Portugal e Angola.
The report, entitled Brief Reflection on Collaborations between Advertising Agencies in Portugal and Angola through the Concept of Lusophony, frames and analyzes some of the challenges that advertising agencies in Portugal face when communicating with the Angolan market, which I observed during my curricular internship at the Creation Agency advertising agency in Lisbon from September 2022 to January 2023. Based on a selection of projects I worked on in close collaboration with their counterpart agency in Luanda, I reflect upon and seek to better understand the challenges encountered in creating design and advertising products for Angolan society. It seems to me that two of the major challenges experienced by agencies are related to the fact that Portugal and Angola share the same official language and are framed within the concept of Lusophony but have distinct cultural realities that influence the way design and advertising are created and received. The other major challenge at hand relates to the characteristics and quality of communication established between the institutional cultures of the agencies involved in the creative and business processes. Through this report, I hope to have contributed to a better understanding of the demands and specificities of communication between agencies in the stimulating process of developing design and advertising projects among countries associated with the concept of Lusophony, such as Portugal and Angola.

Description

Keywords

Creation Agency Lusofonia Cultura angolana Design e publicidade Comunicação entre agências de publicidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License